A distribuição de canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das importantes conquistas para discutir uma política pública eficiente em Santa Catarina em apoio a pacientes que já têm prescrição médica para consumo do remédio. Para isso, é importante que os profissionais também estejam habilitados. O deputado estadual Sérgio Guimarães (União) tem defendido avanço nessas ações. No projeto aprovado na Assembleia Legislativa, apresentou emenda que garante a realização de convênios entre prefeituras e Governo do Estado que pode agilizar a aquisição e a distribuição da medicação.
O deputado, que coordena uma frente parlamentar na Alesc sobre o estudo científico do canabidiol, também defende celeridade na aplicação da lei, que já é realidade no estado de São Paulo. Segundo o parlamentar, o uso da cannabis medicinal já tem comprovações de eficácia. “Precisamos ter ferramentas que garantam amparo jurídico a quem precisa do remédio e como deputado tenho trabalho para defender esses mecanismos”, disse.
O deputado também propôs uma capacitação para profissionais da área da saúde em Santa Catarina. A formação está prevista para fevereiro de 2025. O curso será ofertado por meio de uma entidade especializada no assunto. O objetivo é potencializar o conhecimento técnico sobre o canabidiol e os resultados que ele pode trazer. “Já sabemos que o medicamento é eficaz para uma infinidade de patologias e o desafio é, além de conscientizar, fortalecer o volume de profissionais preparados para dar apoio aos pacientes”, ressaltou.
Em Santa Catarina, estima-se que cerca de 200 mil pessoas realizam tratamento com cannabis medicinal para diversas doenças; todos os pacientes receberam prescrição médica. Segundo Sérgio Guimarães, além dessas pessoas, outras poderão ser beneficiadas com novas discussões sobre o tema.