Por: Willian Schütz
Após uma semana intensa de atividades, a Jornada Fotográfica da Enseada das Artes chegou ao fim no domingo (15), com uma confraternização especial na casa do artista plástico João Dias, o Dão da Enseada. O evento, que começou na segunda-feira (9), teve como principal objetivo despertar o olhar criativo sobre a antiga freguesia da Enseada de Brito, explorando suas belezas naturais, cultura e história.
Durante a semana, o fotógrafo Fernando Bueno esteve imerso na região, promovendo atividades abertas ao público. O trabalho fará parte de uma publicação sobre a natureza local, com lançamento previsto para 2026. Fernando, conhecido por editar mais de 20 livros sobre lugares e acontecimentos históricos do Brasil, teve a oportunidade de registrar e compartilhar a riqueza cultural da região com a comunidade e visitantes.
A Jornada também foi uma das ações promovidas pela Enseada das Artes, um importante polo de eventos culturais e artísticos, com base no espaço pertencente ao artista ceramista João Dias, o Dão da Enseada, na região conhecida como Caminho de Nazaré. Dão, que vive da arte plástica e é idealizador do Centro de Vivências Caminho de Nazaré, há mais de 32 anos realiza trabalhos artísticos e de retiros que envolvem esculturas, relevos e mosaicos, criando um ambiente único e inspirador para todos que visitam o local.
Uma das atividades de destaque foi a “Residência Composição, Luz e Criação”, com a participação dos fotógrafos José Paiva (Canelinhas) e Julia Perosa (Florianópolis), que trabalharam exercícios para aprimorar o olhar, a composição de imagens e a criatividade dos participantes. Outra ação importante foi a “Oficina Um Novo Olhar”, realizada na quarta-feira (12), que reuniu 20 participantes de diversas áreas de Palhoça, Florianópolis e arredores, com o objetivo de melhorar a percepção da luz no processo de criação fotográfica.
Antes do encerramento oficial, no dia 13 de dezembro, a Jornada contou com um Passeio Fotográfico, conduzido por Fernando Bueno, que guiou os participantes por um trajeto que teve início na Casa da Cultura Açoriana da Enseada de Brito. A caminhada teve como objetivo estimular a criatividade e o olhar atento para a rica cultura, história e belezas naturais da região. As imagens capturadas durante a atividade poderão ser selecionadas e, se aprovadas, integradas aos projetos culturais da Enseada das Artes.
A Jornada Fotográfica da Enseada das Artes contou com o apoio da Casa da Cultura Açoriana, do Atelier João Dias, da Prefeitura de Palhoça – por meio da Fundação Municipal de Esporte e Cultura –, da Enseada das Artes e da Smart Arquitetura.