No último sábado (30), a Academia Nacional de Ciências, Cultura, Letras e Artes (Ancla) realizou uma Sessão Solene no Hotel Faial, em Florianópolis, para a posse de novos acadêmicos nas cadeiras de ciências e literatura. O evento reuniu personalidades do setor cultural e membros de academias.
Desde que foi fundada, em 2022, a Ancla conta com a contribuição de nove acadêmicos residentes na Palhoça, que foram pioneiros na instituição. Entre eles estão o presidente Antônio Rodrigues, além de Karoline Furlanetto, Joice Silva dos Santos, Valda Mendonça, Ana Rega, Rejane Mendonça, Arlete Kuhnen, Maria Vitória e ‘Leãozinho’, os dois últimos representando o segmento juvenil da academia.
Durante a cerimônia do último sábado, novos acadêmicos assumiram cadeiras nas áreas de Ciências e Literatura. Foram empossados Vera Lucia, Joice Santos, Jaqueline Oliveira, Clarisse Leal, Edina Freitas, Alexandre João e Lisete Unser. Todos foram reconhecidos por suas notáveis contribuições à cultura e ao conhecimento.
O evento seguiu os protocolos acadêmicos, incluindo o uso de trajes acadêmicos pelos empossados e traje social pelos convidados. Em seu discurso, Antônio Rodrigues destacou a importância da Anccla para a valorização da cultura: “A academia serve como espaço de celebração do saber e também como inspiração para futuras gerações”, disse, durante a solenidade.