Por: Willian Schütz
O Desfile das Escolas de Samba pela Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, é um dos eventos mais celebrados do Carnaval catarinense. Neste ano, a festa será realizada na sexta-feira (28) e no sábado (1). Entre as agremiações que desfilarão, está uma representante palhocense: a Nação Guarani.
A escola de Palhoça está finalizando os últimos preparativos para o grande evento. Após uma série de treinos e muita preparação, nesta quarta-feira (26), a agremiação realizou o último ensaio antes do grande evento.
Tradicionalmente, as escolas de samba seguem uma ordem previamente definida para desfilar pela Nego Quirido. Desta vez, a Nação Guarani será a primeira do evento, atravessando a passarela a partir das 21h10 da sexta-feira (28).
Na mesma noite, a programação continuará até a madrugada. Por volta das 22h30, será a vez da escola Dascuia. Às 23h50, desfilará a Acadêmicos do Sul da Ilha; por volta de 1h10, será a vez da Unidos da Coloninha. Fechando a primeira noite de evento, a Embaixada Copa Lord passará às 2h30 pela passarela do samba. Vale lembrar que o evento continuará na noite do sábado (1).
Última colocada no ano passado, a Nação Guarani, agora visa conquistar uma posição melhor nesta edição. Porém, a agremiação está com grandes desafios. Um deles é a perda recente de Márcio Schitz, carnavalesco que foi um dos fundadores da escola. A escola lamentou o falecimento de Márcio, mas ainda não confirmou publicamente se será feita alguma homenagem a ele durante o desfile.
No Carnaval de 2025, a escola de samba Nação Guarani apresentará o samba-enredo intitulado “Os Filhos do Tambor – Espíritos Indígenas, Mensageiros dos Orixás”. O enredo destaca a conexão entre a ancestralidade indígena e a espiritualidade afro-brasileira, enfatizando o sincretismo cultural através do tambor, instrumento sagrado em ambas as tradições.