Um dos cargos de maior notoriedade da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) agora está sob responsabilidade de um morador de Palhoça. É o comando da chefia da Casa Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que foi passado para o coronel Cristiano Medeiros, que já esteve à frente do 16º Batalhão de Polícia Militar (16ºBPM) de Palhoça. A cerimônia da passagem de função ocorreu na última quinta-feira (6), em Florianópolis.
A função foi passada para Cristiano diretamente pelo coronel Fábio José Martins. Agora dentre as novas funções, o Medeiros terá como missão a segurança das unidades forenses, dos Tribunais do Júri e das audiências dos órgãos julgadores. O novo titular também irá coordenar o monitoramento dos acessos e da circulação das pessoas no Poder Judiciário em todo o estado, além de fazer a intermediação com outras autoridades militares.
O evento contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do subcomandante-geral da corporação, coronel Alessandro José Machado, do chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Francisco Oliveira Neto, do 1º vice-presidente do TrJSC, desembargador Cid José Goulart Júnior, dentre outras autoridades civis, militares, amigos e familiares.
Currículo
O coronel Cristiano Medeiros é natural de Florianópolis. Entrou na Polícia Militar em março de 1997, concluindo o Curso de Formação de Oficiais em maio de 2000. Naquele mesmo ano, foi declarado aspirante a oficial.
Na carreira militar Medeiros foi agraciado com diversas condecorações dentre as quais destacam-se os brasões de mérito de 3ª, 2ª e 1ª categorias, medalha Raulino Reitz da Polícia Militar Ambiental, medalhas de mérito por tempo de serviço nas categorias bronze e prata.
Além dos cursos de formação, aperfeiçoamento de oficiais e curso superior de Polícia, possui curso de instrutor multiplicador de fuzil t4 taurus, carabina 556, carabina ct .40, carabina ct .30, curso de táticas policiais, curso de fiscalização policial em embarcações, curso de técnica de ensino - formação de formadores, curso de proteção de autoridades e participou do estágio para agentes de inteligência de segurança pública na PMSC.
Graduado em Direito e Segurança Pública, o coronel Cristiano é especialista em Gestão e Direito Ambiental, Educação Física e Qualidade de Vida, Gestão em Segurança Institucional e Corporativa e atualmente está cursando Especialização em Administração Pública.
Como oficial na PMSC exerceu diversas funções as quais destacamos: instrutor no Centro de Ensino da Polícia Militar, membro da Comissão de Promoção de Praças, comandante do 16° Pelotão de Patrulhamento Tático, comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental em Florianópolis, comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar Ambiental em Palhoça, assessoria do gabinete do comandante-geral PMSC e comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar. Atualmente exercia a função de subchefe da casa militar do Poder Judiciário.
13/02/2025
06/02/2025