O Contorno Viário da Grande Florianópolis foi inaugurado em agosto, mas algumas pendências continuaram sendo resolvidas após a entrega da nova rodovia. E na manhã desta terça-feira (24), a concessionária Arteris Litoral Sul anunciou que fez a liberação definitiva do tráfego na passagem superior de nível da rua que faz a ligação dos bairros Guarda do Cubatão e Pachecos.
A passagem superior fica na altura da rua Natalino Campos Schaimann e faz parte do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Nas últimas etapas, essa estrutura recebeu novos cabos de reforço e cabos de protensão. A passagem estava liberada para pedestres e ciclistas. Agora, veículos automotores podem trafegar pelo local.
Segundo a Arteris, essas mudanças foram realizadas depois da abertura do Contorno. Isso porque a concessionária disse ter verificado “um problema na tensão dos cabos anteriormente instalados, o que fez com que a estrutura seguisse bloqueada para veículos desde a inauguração do Contorno, em 9 de agosto”.
“A estrutura não apresentava risco de colapso, mas optamos por manter o bloqueio de veículos para podermos fazer o reforço da estrutura. Entregamos agora, em definitivo, a passagem para os moradores da Guarda do Cubatão e Pachecos. Uma estrutura segura e completa que vai facilitar o transitar dessas pessoas”, destacou o diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, Cesar Sass.
A concessionária informa ainda que as ruas provisórias construídas para facilitar o acesso dos moradores terão os seus acessos bloqueados a partir de quinta-feira (26). Desta forma, a travessia entre os bairros será realizada exclusivamente pelas passagens superiores.
A Arteris também tem feito bloqueios noturnos periódicos para aferição dos equipamentos e sistemas dos túneis. Durante o período de manutenção, os motoristas devem buscar rotas alternativas.