28b9699ef83d4e6b7e945f462ad2aceb.jpeg Rajadas de vento derrubam ao menos duas árvores em Palhoça

a2f8977f0e7597f90e7d86d65694b15f.jpg Defesa Civil alerta para riscos de temporais e agitação marítima em Santa Catarina

c3a617f9c40c6b2bcba437f7dc583bd7.png Águas de Palhoça inicia chamamento público para serviço de verificador

a2244fd2ad6b573f5dee9091717071b5.jpeg Relatório do IMA analisa balneabilidade nas praias de Palhoça na semana do feriadão

133df88ff1527b92ca757297a0470b69.jpeg Alunos do Programa de Educação Musical de Palhoça apresentam concerto

6527a2d7d24c0af020c8a55517ff9e18.jpeg Festival Solidário da Pró-Crep reúne ações culturais e socioambientais

af662679ca85149c7152db5017355b1e.jpg Premiação Trajetória Cultural Palhocense: FMEC divulga inscrições deferidas

3f5a34724984249b39fb4b9527c3d370.jpeg Centro Cultural recebe exposição no Mês da Consciência Negra

d4dd8eca14c950d508336c85ee5b9039.jpeg Jovem de Palhoça conquista medalha nos Jogos da Juventude Caixa

ee05e058856a08c8d6de3d64e4e969b8.jpeg Programa Educa+Esporte realiza capacitação de basquetebol

6c8ea95c8d3178d84e72de169f612fd2.jpeg Palhoça terá equipe na badalada estreia do surfe nos Jasc

0a89397242042586eb759db06068e2a0.jpeg Atleta de Palhoça integra equipe brasileira de tiro com arco no Oriente Médio

c69cabc404913995e3ac2597c3282619.jpeg Amor pelo jiu-jitsu: mãe e filhos participam da mesma competição

Contorno viário: Arteris aguarda aditivo

De acordo com a concessionária, é necessário que o TCU aprove mudança no valor do pedágio da BR-101 para garantir reequilíbrio financeiro e, então, iniciar as obras em Palhoça

d340fe92f9c9f9cef28746436b85740a.jpg Foto: DIVULGAÇÃO/ARTERIS

Por: Sofia Mayer*

A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelos trabalhos de contorno viário em Palhoça, informou que precisa que o Tribunal de Contas da União (TCU) autorize o aumento do valor do pedágio na BR-101 para dar início às obras no Trecho Sul do município. Caso isso aconteça, a execução deve durar 36 meses depois que for iniciada. Segundo o contrato, o contorno viário da Grande Florianópolis deveria estar pronto desde 2012.

A justificativa é de que a aprovação garantirá o reequilíbrio financeiro do contrato de concessão para, então, conseguir dar início aos trabalhos. A suspensão do aumento, realizada em agosto pelo TCU, barrou um termo aditivo, com reajuste contratual na obra do Contorno Viário. Até o momento, já foram investidos na obra R$ 1,39 bilhão dos R$ 3,7 bilhões totais previstos. 

Por enquanto, de acordo com concessionária, o trabalho está concentrado ao longo de 36 quilômetros do Contorno Viário de Florianópolis, representando 70% do total do percurso da futura rodovia, de 50 quilômetros. As obras nos trechos liberados contam com 900 trabalhadores atuando nos serviços em execução, que envolvem pavimentação, geotecnia, terraplanagem, implantação de pontes, viadutos e passagens de desnível, além de obras de drenagem.

A Arteris afirmou que irá dedicar todos os esforços possíveis a fim de garantir o prazo final dos trabalhos. A concessionária garantiu ainda seu compromisso com o avanço das obras e se dedica a entregar uma rodovia segura e de qualidade aos usuários. 


Retrospecto

A discussão do reequilíbrio acontece desde final de 2019. Um dos fatores que levou o TCU a suspender o aumento do pedágio seriam divergências orçamentárias: enquanto a concessionária orçou em R$ 940 milhões o valor da adaptação na obra, o TCU fala em R$ 800 milhões. Os problemas em relação ao prazo de conclusão do contorno viário, que deveria ter sido entregue em 2012, também são uma questão para o Tribunal de Contas da União.

* Sob a supervisão de Alexandre João Bonfim da Silva

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg