A Prefeitura de Palhoça está promovendo a revitalização da Avenida Aniceto Zacchi, a principal via de circulação da Ponte do Imaruim, com 1,3 quilômetro de extensão. O projeto inclui repavimentação asfáltica em toda a extensão da via, reestruturação da drenagem superficial (por meio de canaletas), execução de sinalização horizontal e vertical, calçadas padronizadas e paisagismo.
A Prefeitura está investindo R$ 2.165.552,32 para a viabilizar a obra, captados junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. “É um investimento na qualidade de vida dos palhocenses. A Aniceto Zacchi é uma via de grande circulação, não só de moradores da Ponte do Imaruim, mas de toda Palhoça, já que é um acesso importante ao município vizinho de São José. Estamos realizando um projeto voltado para o urbanismo moderno, com prioridade para o fluxo e pedestres e ciclistas. A Aniceto Zacchi vai se transformar em uma grande área de convivência”, destaca o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
A proposta urbanística planejada prevê não apenas a revitalização da avenida, e sim, a transformação do entorno. O projeto prioriza o fluxo de pedestres e ciclistas, prevendo calçadas maiores, acessíveis e seguras, dando preferência sobre os veículos automotores; prevê a diminuição dos conflitos causados pelos inúmeros pontos de circulação e acesso de veículos sobre as calçadas; promove usos mais dinâmicos dos passeios, em interação com atividades instaladas nos térreos das edificações, a fim de fortalecer a vida urbana nesses espaços públicos; adota novas estratégias de captação e escoamento de água da chuva ao longo da via; transforma a via em um ambiente de convivência aos moradores, e não apenas de passagem e locomoção; altera a paisagem e estética da via, por meio da padronização dos elementos construtivos e paisagismo; e define um novo plano de ocupação para futuras e atuais obras, incentivando o comércio local.
Em dezembro do ano passado, foram realizados os serviços topográficos, mas a obra, propriamente dita, iniciou em janeiro deste ano, com as primeiras intervenções previstas (drenagem, pavimentação, etc). “A administração municipal optou por não iniciar os trabalhos em dezembro em função do período de final de ano, que é um período de grande movimentação, em função das compras do Natal, então, optamos por iniciar a obra em janeiro, para não atrapalhar o comércio local”, observa a secretária de Infraestrutura de Palhoça, Kristy Fabre.
A primeira etapa da obra de revitalização da Aniceto Zacchi deve ser concluída em julho, com a melhoria do sistema de drenagem, recapeamento asfáltico e sinalização viária em toda sua extensão; além da implantação da proposta urbanística em uma parte da avenida, um trecho com cerca de 320 metros de cada lado da via.
A licitação para a contratação da empresa que vai tocar a segunda etapa do projeto (a finalização da implantação da proposta urbanística) deve ser lançada nos próximos meses.