A Justiça Eleitoral de Santa Catarina iniciou, na sexta-feira (20), o processo de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024. Outro destaque está nas novidades em Palhoça, com uma nova Zona Eleitoral, que deve trazer um movimento diferente neste ano.
Inaugurada na reta final de 2023 pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), a 107ª Zona Eleitoral do estado, situada em Palhoça, foi estabelecida por conta do crescimento expressivo do eleitorado do município: cerca de 150 mil pessoas. Até o momento, a cidade contava apenas com a 24ª Zona Eleitoral. De acordo com o TRE/SC, a novidade visa oferecer “mais celeridade no atendimento e na condução das eleições na cidade”.
A novidade pode trazer alterações. A recomendação dos especialistas em casos como este é que o eleitor baixe e instale o aplicativo para celular “e-Título da Justiça Eleitoral”. Pela plataforma, é possível consultar a seção eleitoral para verificar tudo com antecedência.
Enquanto isso, a Justiça Eleitoral de SC continua os preparativos para as eleições do dia 6 de outubro. Na sexta-feira (20), o órgão começou a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nestas eleições municipais. A configuração dos equipamentos ocorre em todo o estado, no âmbito de cada zona eleitoral. Para alguns municípios da Região Metropolitana de Florianópolis, essa etapa vem acontecendo no depósito central da Justiça Eleitoral de SC, no Jardim Eldorado. Ao todo, 2.276 urnas estão sendo preparadas para as eleições em Palhoça, Florianópolis, Paulo Lopes, São José e São Pedro de Alcântara.
* Mudanças em Locais de votação
Da Associação de Moradores da Bacia do Maciambu para Associação da Bacia do Maciambu (Morro dos Cavalos), na mesma rua
Do CEI Prof. Inês Marta da Silva, no Bela Vista, para a escola Guilherme Wiethorn Filho (rua José Cosme Pamplona, 2700)
Da escola Pedro Ivo Figueiredo Campos para a escola Henrique Estefano Koerich (rua Sol Nascente, 448, Ponte do Imaruim)
Do Conselho Comunitário do Furadinho para a Escola Reunida Professora Isabel Botelho de Paulo (rua Domingos Souza Filho, 774, também no Furadinho)
Da escola Professor Osmar Antônio Vieira, no Nova Palhoça, para a escola Reinaldo Weingartner (rua Arcanjo Cunha, 104, Rio Grande, com a seção 214)