Autoridades políticas estaduais estão pressionando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a cobrar da Autopista Litoral Sul, que administra o trecho de Palhoça da rodovia BR-101, o cumprimento integral do contrato de concessão. O vereador Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão, PP) analisou o documento e concluiu que a concessionária estaria deixando de cumprir pelo menos sete itens. O vereador cobrou do Dnit, e o deputado estadual Neodi Saretta (PT) reforçou a cobrança, solicitando ao órgão nacional o imediato cumprimento dos itens estabelecidos no contrato de concessão.
Conforme documento encaminhado por Saretta, são necessárias obras emergenciais no trecho da BR-101 em Palhoça, com alargamento de pista e implantação de uma terceira faixa, para dar maior fluidez ao trânsito na região. O deputado também sugere a retirada de um redutor de velocidade, que está causando diversos acidentes graves e lentidão no local. Ainda no documento, Saretta solicita a adequação das saídas 209, 210 e 211, que estão sendo utilizados por motoristas para efetuar manobras não permitidas, bem como, a adequação da marginal da rodovia, na altura do km 214, que possui a largura inferior à estabelecida pelo próprio Dnit. "O não cumprimento dos itens estabelecidos no contrato se reflete nas ruas do município, causando quilômetros de congestionamento", alerta o deputado.
Saretta ressalta que apesar do descumprimento do estabelecido em contrato, a Autopista Litoral Sul reajustou a tarifa do pedágio em 3,9%, com o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).