A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Palhoça realizou, entre a última segunda-feira (18) e a sexta (22), o terceiro mutirão de provas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O objetivo é diminuir a demanda das provas, acumulada devido à redução dos testes durante a pandemia de Covid-19 e a necessidade de adotar medidas de distanciamento.
Segundo Michele Rebelo, delegada responsável, no ano passado, o Ciretran realizou mutirões com mais de 300 testes, práticos e teóricos, para tentar reduzir a fila de espera. Nos testes práticos, 60% dos candidatos estavam reprovando, o que acabou chamando a atenção. "Não adianta abrirmos vagas extras e fazermos mutirões se o número de retestes está muito alto. Então precisamos de uma colaboração de todos, seja das autoescolas ou dos alunos, que precisam estar bem amparados psicologicamente e com o conteúdo em dia. Se ele for despreparado vai gastar uma vaga", relatou a delegada. Com esse último mutirão, o Ciretran conseguiu zerar a demanda represada dos testes teóricos e colocar os práticos em dia. Sobre a redução dos retestes neste ano, será feita uma nova pesquisa em março para averiguar se o percentual diminuiu.
*Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?