Por: Sofia Mayer*
A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Palhoça está executando, desde o último sábado (5), uma série de mutirões para agilizar o processo da primeira habilitação. Serão mais de 60 provas teóricas realizadas, por fim de semana, pelas 14 autoescolas do município. O mutirão acontece também nos dias 12 e 19 de dezembro. Haverá um dia destinado a provas práticas.
A nova metodologia será aplicada em razão da pandemia, somada ao número reduzido de efetivo, situação que acabou provocando um acúmulo de processos.
Antes, eram disponibilizadas 50 vagas diárias para os testes práticos, nas categorias A e B, de motocicleta e veículo, respectivamente. Desde segunda-feira (7), também passaram a ser disponibilizados entre 70 e 80 testes. “Trabalhamos para atender o público da melhor forma, buscando eficiência em todos os serviços públicos da Ciretran de Palhoça”, pontua a delegada regional Michele Correa.
Retestes
Em setembro, a Ciretran de Palhoça chamou a atenção para o número de alunos reprovando nas provas práticas e teóricas. À época, dos 472 exames solicitados, 251 eram de pessoas que não conseguiram uma boa avaliação na primeira tentativa. Desta vez, não haverá campanha para retestes.
A decisão foi tomada porque o número de reprovados é três vezes maior do que a quantidade considerada ideal, que seria entre 10% e 20%. De acordo com as análises internas, nem mesmo um mutirão seria capaz de dar conta da demanda represada das 14 autoescolas de Palhoça.
A delegada pede a colaboração dos alunos, para que venham preparados para as provas, seja estudando ou praticando antes dos testes. “Estamos nos comprometendo, mesmo em pandemia e com o reduzido efetivo, a zerar a demanda represada e, desta forma, melhor atender a todos”, conclui.
A orientação se estende também às autoescolas, que têm papel fundamental neste processo, já que estão em contato direto com os alunos. “É importante também que eles se dediquem ao preparo do aluno, sejam exigentes. Certamente refletirá no nosso trabalho”, destaca.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!