A Defesa Civil de Palhoça concluiu o relatório referente ao cadastramento de famílias que sofreram danos com o vendaval que atingiu a cidade nos dias 30 de junho e 1º de julho, e que solicitaram apoio da Prefeitura para recuperar os telhados dos seus imóveis. O documento, entregue ao prefeito Camilo Martins, informa que 152 famílias se cadastraram no programa de apoio e que as solicitações somam um total de 5.851 telhas de fibrocimento.
Ciclone
Palhoça foi uma das muitas cidades catarinenses atingidas pelo ciclone. Os primeiros danos, causados pelos ventos, que em alguns pontos ultrapassaram os 100km/h, predominantemente do quadrante sul, foram registrados por volta das 16h de 30 de junho. À noite, o ciclone deu uma trégua, diminuindo a intensidade das rajadas, voltando a castigar a cidade a partir da madrugada de primeiro de julho.
O relatório que a Defesa Civil do município encaminhou ao prefeito Camilo Martins, na manhã do dia 1º, apresentava registros de quase 100 ocorrências causadas pelo vento. Citava que 16 escolas municipais sofreram destelhamento e quebra ou afundamento de forro, diretamente pela ação do vento ou em consequência de queda de árvores. Inicialmente, a Defesa Civil contabilizava 65 casas destelhadas pelo vendaval ou apresentando outros danos decorrentes do tombamento de árvores. Agora, com o encerramento do cadastramento, o número oficial de vítimas mais do que dobrou, chegando a 152 solicitações de telhas.
O cadastramento das vítimas do vendaval teve início imediatamente após o fenômeno climático, com encerramento no último dia 10, revelou o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Júlio Germano Marcelino. Na primeira fase do cadastramento, nos dias 2, 3 e 6, foram 107 solicitações para 4.061 telhas, etapa que contou com a colaboração da Defesa Civil Estadual.
Porém, como o número de moradias atingidas era muito superior ao levantamento inicial, o prefeito Camilo Martins determinou que o trabalho de ajuda às famílias tivesse sequência. Na última fase do cadastramento, dias 8, 9 e 10 de julho, foram apresentados 45 requerimentos, pedindo ajuda para a doação de 1.790 telhas. Total: 152 famílias solicitantes e 5.851 telhas. A Secretaria de Administração ficou encarregada pela aquisição das telhas, cabendo à Assistência Social e à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) a tarefa da entrega.
Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!