A Defesa Civil de Santa Catarina acompanha as ocorrências causadas pela chuva insistente que atingiu o estado nos últimos dias. O monitoramento é realizado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis, referência internacional em ações de proteção. Em Palhoça, a Defesa Civil local também monitora áreas com risco de deslizamento.
Em Palhoça, o volume de chuva dos últimos cinco dias ultrapassa 100mm. A previsão é a de que o tempo melhore a partir de quarta-feira (12). "A gente teve alguns chamados, inclusive de um pequeno deslizamento atrás de uma residência no bairro Bela Vista, próximo à gruta", informa o coordenador municipal da Defesa Civil, Júlio Marcelino.
Segundo a Defesa Civil estadual, a situação das áreas de risco mapeadas em Palhoça é de "observação", o que é moderado, se comparado aos estados de "atenção" e "alerta", que apresenta risco máximo - há cinco locais com esta situação em SC: Garuva, Ilhota, Canelinha, Águas Mornas e Luiz Alves.