A sua privacidade é importante para nós. É política da Palavra Palhocense respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site da Palavra Palhocense, e outros sites que possuímos e operamos.
Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.
Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.
Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.
O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.
Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.
O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.
Para melhorar a sua experiência no site, é utilizado cookies para persolizar conteúdo e anúncios. Clique em "Aceitar e Fechar" para consentir a utilização dos cookies, visite nossa Política de Privacidade para mais informações.
Por: Willian Schütz
Quando se trata da saúde e da segurança das crianças pequenas, cada detalhe faz a diferença. Atenção redobrada com produtos químicos, eletricidade, veículos, entre outros objetos e situações fazem parte do cotidiano. Para ressaltar esses cuidados, uma campanha foi criada em Palhoça e está ganhando grande repercussão: a Check My Baby.
A iniciativa já passa por escolas, realizando ações educativas. Nesta terça-feira (29), por exemplo, foi a vez do CEI Formiguinhas, no Centro Comunitário do Aririú da Formiga, com diversas atividades. O cronograma seguirá em breve.
Idealizada pelo grupo Guarani Sport, por meio do Programa Cultivar e da Turma do Júnior Baby, a Check My Baby é uma iniciativa de conscientização focada na prevenção de acidentes urbanos e domésticos envolvendo bebês e crianças. E tudo é divulgado com ilustrações lúdicas protagonizadas pelos personagens cartunescos da Turma do Júnior.
Segundo a organização, a ideia surgiu como resposta ao crescente número de casos trágicos no Brasil e no mundo, em que crianças são acidentalmente esquecidas em veículos ou expostas a riscos domésticos.
Com foco na educação, a campanha é construída em torno de atividades interativas e no site checkmybaby.com, onde estão disponíveis informações, orientações e adesivos ilustrativos gratuitos para alertar sobre boas práticas de cuidado.
Contexto social
A Check My Baby surgiu em um cenário de estatísticas alarmantes. Dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 2020 e 2021, ocorreram cerca de 1,6 mil acidentes domésticos fatais envolvendo crianças de zero a 14 anos. Em 2022, este número saltou para 8,6 mil, e em 2023, foram registradas mais de 119,2 mil internações por lesões não intencionais, evidenciando a vulnerabilidade infantil em ambientes domésticos.
Internacionalmente, bebês e crianças de zero a quatro anos são as principais vítimas. Nos Estados Unidos, cerca de 2 mil crianças perdem a vida anualmente em acidentes domésticos. Um estudo publicado no Annals of Emergency Medicine em 2014 mostrou que, a cada ano, cerca de 40 crianças são acidentalmente esquecidas em veículos, com consequências fatais.
Com o tema “Pequenos cuidados salvam vidas”, a Check My Baby aborda, por meio de vídeos educativos e personagens animados da Turma do Júnior Baby, os perigos de deixar produtos de limpeza e objetos perigosos ao alcance de crianças, além de lembrar sobre os riscos de esquecimento de bebês em veículos. Apenas em 2020, o Brasil registrou mais de 1,9 mil casos de intoxicação infantil por produtos de limpeza, evidenciando a importância do alerta.
Além do site, é possível conferir detalhes sobre a Check My Baby no perfil @turmadojunior.oficial no Instagram. Vídeos com animações educativas continuam sendo produzidos e divulgados nas redes sociais e no YouTube.