Laudelino Augusto Weiss nasceu no dia 10 de outubro de 1924, no Distrito de Taquaras, em Rancho Queimado. Casou-se com Wilma Probst Weiss em 8 de maio de 1948 e teve 7 filhos. Teve uma trajetória de vida com muitas dificuldades financeiras, até que, no final da década de 1950, comprou um fábrica de esquadrias de madeira chamada “Belas Artes”.
Foi eleito vereador pelo PSD para a 5ª Legislatura, entre 1963 a 1966, e reeleito pela Arena para a 6ª Legislatura, entre 1967 e 1970. Como foi o vereador mais votado, seu Lino, como era carinhosamente chamado, ficou como presidente da Câmara. Então, como nessa época não existia a figura do vice-prefeito, assumiu a Prefeitura no ano de 1969, quando o então prefeito, senhor João Silveira, precisou viajar ao exterior.
No mesmo ano, 1969, trouxe o primeiro supermercado para o município de Palhoça, a Soberana. Também foi em uma de suas salas comerciais que se estabeleceu a primeira agência do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) em Palhoça.
Atuou em outras áreas, entre elas, como presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Trabalhou arduamente na construção da atual igreja, no Centro do município.
Foi também fundador e presidente do Lions Clube de Palhoça, onde desenvolvia trabalhos comunitários em prol dos palhocenses. Foi o pioneiro da Grande Florianópolis na instalação de uma indústria de esquadrias de alumínio.
Foi um líder político pertencente ao PSD. Com a extinção dos partidos políticos, participou da fundação da Arena, ajudando a eleger vários políticos, inclusive governador, deputados, senadores, prefeitos e vereadores.