As categorias de base do Guarani de Palhoça encerraram a temporada com amistosos diante de Figueirense e Internacional. Já é rotina, no clube, a realização de jogos em que o resultado é menos importante do que os laços que são criados entre os clubes e a visibilidade proporcionada às jovens promessas. Todo grande time precisa de peças de qualidade, e o Bugre Palhocense, certificado pela CBF como clube formador, tem fornecido essas peças ao mercado. Não é mais um “sonho distante”, é uma realidade concreta, e exemplos não faltam para provar que o trabalho de captação e formação de atletas tem sido bem feito.
Na manhã de sábado (14), a equipe sub-14, treinada por Rafael Piccinin, venceu o Figueirense por 3x2, com gols de Yuri, Fernando e Jeferson. E na sexta-feira (13), o time sub-17, comandado por Luca Casarino, encarou o Internacional de Porto Alegre de igual para igual. O Guarani saiu na frente com gol do atacante João Vitor, mas acabou perdendo de virada por 2x1. João Vitor, Yuri, Fernando, Jeferson... É bom prestar atenção nos nomes, porque, em breve, podem estar vestido a camisa de grandes clubes.
É o que vem acontecendo com vários atletas formados na base do Guarani, entre eles, o atacante Brayan, que completa 18 anos no dia 4 de janeiro. Brayan está voltando ao poderoso Santos, eternizado por ninguém menos do que Pelé. Guarani e Santos chegaram a um acordo e agora o processo de transferência está em fase de assinatura da minuta de contrato. Brayan se apresenta ao novo clube no dia 27 de dezembro. “Este menino tem um futuro muito grande. Já vai para o Santos com a CBF de olho nele, com times de fora de olho nele”, comenta o executivo de Futebol do clube, Fabiano Pierri, que tem 24 anos de “estrada” no mundo da bola e atualmente é o responsável por apresentar as jovens joias palhocenses aos grandes clubes. “Fiquei surpreso, era um desafio muito grande”, relata Fabiano.
O executivo estudou o mercado para perceber como tem funcionado a negociação de jovens atletas, o grande foco do Guarani atualmente. Não é um trabalho fácil, afinal, o Bugre Palhocense não tem uma “camisa” com o peso de um Avaí ou de um Figueirense, mas o selo de clube formador atestado pela CBF abre muitas portas. Com bom trânsito nos bastidores da bola, Fabiano tem visitado clubes por todo o país. O executivo leva um material atualizado dos atletas, com vídeos, jogos e informações; mantém contato com jogadores; organiza jogos amistosos contra times maiores, para que seus olheiros possam ver os jogadores do clube. “Também proporcionamos aos clubes maiores virem acompanhar os treinamento e os jogos da equipe, e isso faz com que eles comecem a ter interesse. Quando eles têm interesse, querem ver o comportamento do atleta de perto para confirmar que o jogador vale”, reflete.
E os jogadores formados no Renato Silveira, de fato, valem. Exemplos não faltam. Acompanhe uma lista de jovens promessas formadas na base do clube, hoje despontando em times de peso do futebol nacional!
Jovens promessas
José Aldo
Inter
22 anos
Volante
Campeão brasileiro sub-23 com o Colorado, teve participação em treino da Seleção Brasileira principal
Heryck
Figueirense
19 anos
Volante
Khellven
Atlético-PR
18 anos
Lateral-direito
Campeão da Copa do Brasil e passagens pela Seleção Brasileira de base
Diogo
Fluminense
18 anos
Volante
Passagem pela Seleção Brasileira de base
Paulo César
Coritiba
16 anos
Zagueiro
Campeão paranaense sub-16
José Melo
Coritiba
15 anos
Zagueiro
Natural de Palhoça, é uma das grandes apostas do clube
Marquinho
Avaí
Meia-atacante
19 anos
Campeão da Copa Sul com o Leão
Rodrigo
Figueirense
15 anos
Meia-atacante
Cayque
Criciúma
18 anos
Zagueiro
Vai se apresentar ao elenco profissional do Tigre para a Série A do Estadual de 2020
Gustavo
Flamengo
19 anos
Zagueiro
Campeão carioca e brasileiro sub-20 com o Flamengo