Texto: Isonyane Iris
As últimas semanas foram de muitas novidades para a Escola de Samba Nação Guarani, com o lançamento oficial do enredo de 2018 e o sorteio que definiu a ordem dos desfiles das escolas no Carnaval de Florianópolis. A agremiação vem para a avenida com o enredo "O Mapa da Vida, Linhas e Horizontes de uma Nação", um tema que mostra a origem e importância dos mapas. Dentro de garrafas jogadas ao mar, esculpidos em pedras, pintados em couros de animais ou desenhados na areia da praia, os mapas irão guiar a história apresentada na passarela.
Em 2018, a escola traz o enredo de autoria do carnavalesco Jr. Schall, sob a interpretação de Bruno Ribas, destaque e campeão do Carnaval carioca. "Quero aqui externar minha satisfação por ter gravado esse grande samba e também por ter recebido esse convite maravilhoso, dessa Nação que é tão fantástica. Quero parabenizar toda diretoria e toda comunidade de Palhoça. Um beijo no coração, muito axé e vamos com Deus", deseja Bruno Ribas.
Com um atraso significativo das verbas públicas, Daniel Vieira Amorim, diretor geral da agremiação, afirma que este será mais um ano de superação. "O atraso no investimento prejudica toda a preparação para o Carnaval. Pois as escolas de sambas são instituições sem fins lucrativos e dependem do orçamento público, parcerias das empresas privadas através da lei Rouanet e patrocínios. Novamente será um Carnaval de superação e união das escolas de samba", conclui o diretor.
Daniel ainda lembra que seria obrigação dos órgãos públicos o investimento na cultura, ainda mais considerando que o Carnaval é a manifestação popular mais legítima do Brasil. "Mesmo com todas as dificuldades, a Nação Guarani vem forte para o desfile, desde o enredo até o apoio da comunidade de Palhoça, que realmente abraçou a escola. Convidamos todos para participar dos ensaios as terças e quintas no ginásio do Caminho Novo, e no dia 17, do aniversário da Nação Guarani, com grandes atrações", convida.
Animados com a posição definida na ordem dos desfiles (a Nação será a quinta escola a desfilar), a escola reforça o convite para que toda Palhoça prestigie o desfile. "Contamos mais uma vez com a força do nosso município para fazer um grande desfile de Carnaval, mostrando o que a Nação Guarani tem de melhor. Convidamos todos, no viés do olhar lúdico da festa do povo, a irem até a avenida de desfiles, em 2018, onde o mapa da felicidade e da alegria será Guarani", convida o diretor geral.
Ritmo de festa
A escola, que comemora seis anos de existência, realiza no domingo (17) uma comemoração com o público, com apresentação das seis escolas do grupo especial do Carnaval de Florianópolis, bandas, bateria Nação Guarani e demais segmentos, lançamento do Carnaval 2018, samba enredo, desenhos das fantasias e muito mais. Os ingressos custam o valor de R$ 10 e podem ser adquiridos com a diretoria pelo WhatsApp 99930-4652.
Reconhecimento
Com motivos de sobra para comemorar, a Nação Guarani recentemente ainda foi agraciada pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, um título que traz muita importância. Para a Nação Guarani, ter obtido esse reconhecimento foi um verdadeiro presente. "Além de garantir apoios e parcerias com outros pontos de cultura do estado, a chancela institucional certificada pelo Ministério da Cultura traz um reconhecimento pelo trabalho realizado em nossa comunidade", explica a escola, em nota, gerando com isso uma maior credibilidade para estabelecer parcerias ou buscar patrocínio e apoio de empresas que incentivam a cultura.
"É importante reforçar que os pontos de cultura certificados e reconhecidos pelo Ministério da Cultura podem participar de editais que são fruto de parceria realizadas entre governo federal e governo do estado de Santa Catarina, o que garante uma sustentabilidade para a entidade, se essa for selecionada", destaca a advogada responsável pela elaboração do projeto, Mirella Guimarães Chiaradia.