Neste momento de exceção nas relações comerciais, com as medidas de afastamento social propostas pelo poder público para evitar a proliferação do novo coronavírus, o Covid-19, os empresários precisam buscar alternativas para manter ou ampliar seus negócios. Na área da gastronomia, a opção pelo delivery (a entrega em domicílio) é uma saída viável. Pensando em auxiliar empresários do setor a impulsionar suas vendas, o jornal Palavra Palhocense desenvolveu um novo serviço, o Cardápio Palhocense.
“Queremos estar ao lado dos empresários da gastronomia palhocense e ao lado dos clientes que buscam opções seguras de alimentação nesta fase de atenção redobrada”, justifica o editor-chefe do jornal Palavra Palhocense, Alexandre João Bonfim da Silva. “Resolvemos usar nossa grande audiência nas redes sociais (tivemos mais de 1 milhão em visualizações só pelo Instagram em uma semana) para trazer opções gastronômicas saudáveis e práticas. Com o confinamento, a tendência é buscarmos a entrega domiciliar. Mas isso não será uma solução se não estivermos atentos a medidas que nos protejam de contágio”, reflete Alexandre.
Por isso, a nutricionista Michele Baldo, que estuda e trabalha procedimentos para a saúde alimentar, foi convocada para oferecer treinamento aos clientes e tranquilidade aos internautas que utilizarem os serviços do Cardápio Palhocense. Michele orientará todo o processo de manejo, preparação do alimento e também de entrega.
A nutricionista é graduada pela Universidade Paranaense (Unipar) e tem pós-graduação em Gestão de Unidades, com ênfase em Gastronomia, pela Faculdade Assis Gurgaz (FAG). Atuou durante 12 anos em unidades de alimentação (cozinhas industriais) e está em Palhoça há oito anos. “Hoje, minha atuação é em nutrição clínica, porém, continuo prestando assessoria para restaurantes”, relata. “No projeto Cardápio Palhocense, irei orientar profissionais em relação à forma correta na manipulação de alimentos, desde o recebimento de mercadorias até a entrega para o cliente, garantindo que não ocorra contaminação em nenhuma etapa dos processos. Para que não haja risco de contágio, são necessárias medidas eficazes neste momento, priorizando e seguindo as orientações da Anvisa, conforme a RDC216”, explica a profissional. A RDC216, de setembro de 2004, dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para o serviço de alimentação, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de aperfeiçoar as ações de controle sanitário na área de alimentos.
As duas primeiras operações que desembarcaram no Cardápio Palhocense foram a empresa de pipoca artesanal Pipo Louco e o restaurante de comida japonesa Himawari. “Com este impacto que está tendo na área gastronômica, para quem não tem delivery é complicado. Nós do Himawari já tínhamos uma grande demanda de delivery, e isso nos ajudou um pouco, mas eu tive que fazer algumas coisas para agregar clientes novos", comenta o empresário Flávio Martins, do Himawari, restaurante que já completou um ano de atuação no Bela Vista. “Trabalhamos sempre em cima da qualidade, fazendo sempre como se fosse pra mim: o melhor peixe, a melhor alga, o melhor jeito de fazer e o melhor jeito de armazenar”, destaca o empresário, justificando o sucesso do empreendimento. Flávio garante que o restaurante já mantinha uma atenção especial à higiene, e os cuidados foram ampliados neste momento de pandemia de Covid-19, sob a orientação da nutricionista Michele Baldo.
O acesso ao serviço é feito pelo Storie do Instagram. O internauta vai arrastar uma aba e cair direto na central de atendimento, que vai oferecer o cardápio e registrar os dados do pedido.
O pedido pode ser feito a partir das 10h até as 23h. Durante o dia, o leitor pode agendar uma entrega para a noite, por exemplo, evitando um tempo de espera na entrega.
O projeto-piloto inicia esta semana. A nutricionista e a equipe do jornal Palhocense vão selecionar novas operações que tenham estrutura para atender às normas de segurança alimentar.
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