O mais novo trabalho de Gustavo Kraemer, músico mato-grossense que atualmente reside na Guarda do Embaú, foi lançado em forma de single na última quinta-feira (23). Intitulada “Cabo Polônio”, a faixa é a segunda do disco “Artesã” a ser divulgada. O material inédito está disponível nas principais plataformas de streaming. Além disso, seu videoclipe pode ser assistido no YouTube.
A composição “Cabo Polônio” é inspirada na praia homônima, localizada em uma reserva ambiental no Uruguai, um micro-povoado ao qual se pode chegar apenas pelo transporte oficial da guarda ambiental uruguaia e onde não há rede elétrica: o autor brinca que Cabo Polônio é uma “praia do passado”.
O novo single foi lançado em versão tocada com um trio, com Gustavo tocando piano e acompanhado por Caio Maurente (baixo acústico) e Lucas Fê (bateria).
Para tanto, a música chega influenciada por temperos sul-americanos, incorporando uma estética rítmica inspirada em Robertinho Silva e João Donato. Isso, ao mesmo tempo em que a re-harmonização foi feita pensando nas ondas do mar que abrem picos e vales melódicos, inspirados pelos arabescos de Debussy.
“Cabo Polônio” já foi apresentada anteriormente, em outra versão. Instrumentada por violão e flugelhorn, subtitulada de “Sessão Pedra Redonda”, a roupagem anterior da música foi lançada no último dia 9 de setembro.
Preparativos para o disco
O lançamento serve como mais uma amostra do que o público poderá ouvir em “Artesã”: um trabalho que aborda o processo de lapidação de cada canção e que se apresenta sempre com duas versões, levando ao público a reflexão sobre “a ação do tempo sobre uma obra e sobre o artista, que se reflete na forma como ele escolheu apresentar o trabalho”, como explica Gustavo. Com estreia programada para o final de 2021, o álbum contará com 10 faixas.
Conheça o músico
Gustavo Kraemer é músico desde a infância. Atualmente, dedica-se aos estudos de harmonia e piano e integra o Conservatório de Tatuí, considerado como maior centro de performance musical da América Latina. Em sua agenda atual também está o trabalho em uma obra inédita para repertório sinfônico junto à IBOC (International Brazilian Opera Company), com o apoio do compositor João Macdowell, brasileiro radicado em Nova Iorque.
Além das atribuições de músico profissional, Kraemer também atua como gestor da casa de cultura Instituto Casa Nobre, na praia da Guarda do Embaú, lecionando piano, violão, guitarra, práticas de conjunto, improvisação e regendo o coral da comunidade.
Para acompanhar o artista mais de perto, basta segui-lo nas redes sociais: perfil https://www.instagram.com/gustavokraemer_/ no Instagram e no https://www.facebook.com/gustavokraemergaroto.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!