Em Brasília, nesta quarta-feira (1), o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, apresentou ao Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, dois ofícios solicitando mudanças estratégicas em trechos da BR-282 localizados dentro do território do município. As alterações na via, que é a única ligação entre o litoral e a Serra Catarinense e absorve um trânsito local de aproximadamente 50 mil habitantes, visam melhorar as condições de tráfego na região.
No primeiro documento, foi solicitada a duplicação do trecho compreendido entre o entroncamento da BR-101 com a BR-282 até o entroncamento do Contorno Viário da Grande Florianópolis; a execução das respectivas vias marginais e de uma rotatória no entroncamento da rua José Clemente de Macedo com a BR-282. Entre os objetivos das alterações, está a melhoria da mobilidade urbana e a redução de mortes em razão de colisões frontais entre automóveis.
O outro pedido é uma reavaliação de parte do projeto do Contorno Viário, que foi elaborado sem levar em consideração que a região é densamente urbanizada - contando, inclusive, com igrejas e escolas, que teriam seu público segregado com o proposta atual. Para agilizar a realização dos trabalhos, a Prefeitura assume o compromisso de realizar as desapropriações necessárias, evitando atrasos e novas pactuações contratuais.
Também em Brasília, Freccia buscou recursos para iniciar o planejamento da avenida beira-mar, que vai da Ponte do Imaruim, na divisa com São José, até a Barra do Aririú. Aliando desenvolvimento econômico e sustentabilidade, a nova avenida também será responsável por uma contribuição positiva para a mobilidade de toda a região.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?