Ação proposta por Palhoça foi fundamental para execução da terceira faixa na BR-101
O ex-prefeito de Palhoça Camilo Martins comemora a liberação do tráfego na terceira faixa da BR-101, em trecho de cinco quilômetros entre Palhoça e a entrada da Via Expressa (BR-282), sentido Norte da rodovia federal. A inauguração do trecho liberado aconteceu na terça-feira (31). As obras continuam nos outros dois trechos que receberão a ampliação, e a conclusão dos trabalhos está prevista para novembro.
A cronologia dos fatos que levam à construção da terceira faixa e à retomada das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis inicia em fevereiro de 2019, quando o então prefeito de Palhoça, Camilo Martins, decretou situação de emergência na mobilidade e ingressou com uma ação civil pública na Justiça Federal contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Arteris Litoral Sul. “ANTT e Arteris sequer tinham projeto para realizar a obra da terceira faixa, uma obra simples e de extrema importância para quem trafega pela rodovia. Não medimos esforços para alcançar mais essa conquista para Palhoça, para os catarinenses”, afirma o ex-prefeito Camilo Martins.
Foi somente um ano depois de protocolada a ação, em fevereiro de 2020, e com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), que os catarinenses chegaram perto de ver a retomada das obras. Com o fim da ação, foram fixados prazos, com possibilidade de multa em caso de descumprimento do cronograma e o comprometimento de início imediato da obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis. “Parecia loucura cobrar juridicamente, estabelecendo multa e ações efetivas, sobre uma obra atrasada há quase dez anos. Mas nós fomos corajosos, alguém precisava fazer algo diferente do que já vinha sendo feito, e felizmente, muita coisa está acontecendo”, avaliou Camilo Martins, prefeito de Palhoça à época.
Dois anos após o município de Palhoça ajuizar a ação, a concessionária iniciou a construção da terceira faixa na BR-101, sentido Norte, em trecho de intenso tráfego de veículos dentro da Grande Florianópolis.
A obra é uma vitória política para a Prefeitura de Palhoça, coroando o esforço que o ex-prefeito Camilo Martins e o atual chefe do Executivo palhocense, Eduardo Freccia, empreenderam para que o projeto fosse concretizado. “Continuamos acompanhando o andamento da obra, que segue dentro do prazo esperado e vamos vibrar com cada vitória, da qual temos um pedaço de responsabilidade”, disse Camilo.
O ritmo adiantado das obras permite a projeção de conclusão de toda a obra até o final deste ano, com pelo menos dois meses de antecedência em relação ao prazo inicial.
O investimento da Arteris para execução desta obra é de R$ 53,2 milhões.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
02/12/2024
02/12/2024