O Corpo de Bombeiros já iniciou a preparação dos guarda-vidas que vão monitorar as praias palhocenses durante a Operação Verão. O curso iniciou no dia 15. Das 125 inscrições, 60 candidatos foram selecionados para começar o treinamento e 47 bravos guerreiros conseguiram passar pelo difícil teste da primeira semana de preparação.
O curso termina no dia 23 de novembro, e além das 90 horas de aula, os futuros guarda-vidas passam por uma prova teórica e seis provas práticas: 1.600 metros de corrida, 500 metros de natação, entrada e saída da arrebentação, apneia, anilha de 4kg e ressuscitação cardiopulmonar com manequim.
Vandalismo
O posto 2 de observação dos guarda-vidas, na Ponta do Papagaio, amanheceu pichado na última terça-feira (23). A estrutura foi toda reformada e havia recebido uma nova pintura, trabalho que terminou na última sexta (19). Na terça, quando os bombeiros estiveram no local para realizar a pintura da calçada, que também passou por uma obra de reforço, perceberam o vandalismo.
Não é a primeira vez que isso acontece. O posto já estava pichado e foram necessárias oito demãos de tinta em cima da pichação anterior para que os riscos desaparecessem. Mal ficou pronto, e os delinquentes já picharam novamente. “É complicado, nossa região Sul está difícil. É o dinheiro do povo e o próprio povo estragando”, lamenta o tenente Marcelo Pereira, subcomandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros, sediada em Palhoça.