Os bombeiros tiveram muito trabalho para debelar mais um incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, nesta quarta-feira (14). O fogo teve início de forma acidental, no Morretes, quando um integrante de uma casa de recuperação nas proximidades colocou fogo em palhas e folhas secas. Por conta do vento, as chamas aumentaram e saíram do controle.
Equipes de São José, Palhoça e Florianópolis, com o auxílio do helicóptero Águia, da Polícia Militar, trabalharam para extinguir as chamas. A ocorrência se dividiu em dois focos de incêndio: o primeiro foco já foi reduzido e agora segue monitorado; no segundo foco, próximo da marginal da BR-101, as chamas atingiram também a estrada de acesso à Guarda do Embaú. Em função do vento e das dificuldades de acesso, o trabalho se estendeu noite adentro.
O incêndio deixou o trânsito na BR-101 totalmente parado em ambos os sentidos por horas. A praça de pedágio foi evacuada devido à densa fumaça, porém sem liberação das cancelas.
As equipes trabalharam durante toda a madrugada para o controle das chamas. Por volta das 4h40, a situação foi controlada e o monitoramento foi realizado até às 6h, horário em que foi realizada a troca de equipe.
Nesta manhã, com a chegada da nova equipe já foi realizado um monitoramento com drone e o CBM/SC identificou pelo menos 6 focos residuais, que serão combatidos por terra e também pelo ar, com a aeronave Arcanjo 01.