O consagrado restaurante Big Bamboo, na Guarda do Embaú, é o único representante palhocense na 14ª edição do festival gastronômico Brasil Sabor, que iniciou na quinta-feira (16) e segue até 9 de junho. O prato que participa do concurso é a Feijoada da Guarda (com frutos do mar). Durante este período, o Big Bamboo oferece o prato participante com um desconto de 50% (válido para almoço e jantar, de quinta-feira a domingo).
O concurso é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Neste ano, o Brasil Sabor vem com uma série de novidades - com voto do consumidor e com prêmios aos vencedores. A proposta é aumentar o fluxo dos restaurantes e reduzir a ociosidade, gerando resultado pós-temporada.
O consumidor também poderá concorrer a prêmios. Ao participar do Brasil Sabor, receberá um passaporte digital e colecionará selos. A partir de três restaurantes visitados (o que corresponde a três selos digitais), já estará concorrendo.
O evento movimenta restaurantes em todos os cantos do país e neste ano traz o conceito “Original do Brasil”, dando ênfase aos ingredientes e pratos locais. “Queremos enfatizar a criação de novas receitas para o festival, e não simplesmente um desconto”, explica Rafael Dabdab, presidente da Abrasel em Santa Catarina.
Proprietário do Big Bamboo, que já tem 16 anos de atividade na Guarda do Embaú, o empresário Artur Prass conta que participa do festival desde a primeira edição. Só não fez parte do concurso em raros anos em que o restaurante não abriu durante o inverno. Atualmente, fora de temporada, o Big Bamboo fica aberto de quinta-feira a domingo.
O prato escolhido para a participação no concurso foi a Feijoada da Guarda, que leva feijão branco e frutos do mar: camarão, lula, polvo e marisco. “A gente sempre procura ter a maior originalidade possível, de pratos que não sejam tradicionais em outros restaurantes, também preferindo o produtor local. É uma filosofia que eu adoto, já, desde o início do restaurante, trabalhar com alimentos locais e produtos orgânicos”, conta Artur. A feijoada é acompanhada de uma farofa artesanal, produzida na própria Guarda do Embaú, e de arroz orgânico. “A feijoada está mandando ver, ficou muito boa mesmo”, garante o empresário.
Após degustar o prato, o consumidor pode participar do concurso. A votação é online. Cada consumidor pode votar uma única vez em cada prato participante do festival. “Tem um QR Code que a gente fornece e em 30, 40 segundos a pessoa já dá o voto dela, dá uma nota para o prato”, conta Artur.
A feijoada custa, normalmente, R$ 180 e serve duas pessoas; durante o festival, o valor fica em R$ 90.
E quem deseja provar outros pratos da casa com desconto, fica a dica: nas quintas-feiras, à noite, segue ativa a programação do “Jantar da Comunidade”, sempre com um prato do cardápio servido em porção para uma pessoa com preços em torno de um terço do valor do prato normal.