Após uma grande temporada em 2017, as categorias de base do Guarani de Palhoça retornaram às atividades na manhã da última segunda-feira (5). Inicialmente, se apresentaram os atletas da categoria sub-15 e alguns jogadores do sub-17. O clube terá as equipes completas em treinamento a partir do dia 15 de fevereiro, data que culmina com o retorno escolar.
Como padrão das equipes esportivas, inicialmente acontece a pré-temporada, uma fase preparatória das equipes e de grande importância para o restante do ano, como relata o preparador físico Felipe Lins. "É um período de adaptação às necessidades fisiológicas do futebol onde o foco passa a ser um pouco mais físico para os esportistas criarem uma base para suportar o período competitivo. Porém, ela serve também para adaptar os atletas ao modelo de jogo do treinador de forma ampla para que se possa introduzir aos poucos os princípios táticos, individuais e coletivos. Outra importância é a qualificação técnica que é primordial nesta idade. Em resumo, os treinos são de alta intensidade e quase sempre com bola para aprimoramento técnico, tático e físico ao mesmo tempo", explica Felipe.
Dentre as diversas competições que o Guarani irá participar nesta temporada, está a Série A do Campeonato Catarinense, tanto na categoria sub-15 quanto na sub-17, vaga conquistada devido ao selo de Clube Formador que a equipe palhocense conquistou junto à CBF.