Por: Willian Schütz
Em busca de incentivar e intensificar a criatividade musical, assim como difundir a musicalidade regional, a 5ª edição do Festival de Música da Ufsc iniciou na terça-feira (24) e encerra nesta sexta (27), de maneira virtual. A banda palhocense Soul Cream é uma das selecionadas para compor a grade do festival, com exibição de uma música, nesta quarta-feira (25).
O quarteto apresentará seu primeiro videoclipe, a faixa autoral “Wolf Dress”. Para acompanhar, basta assistir à transmissão ao vivo no canal SeCArte no YouTube. As transmissões começam às 19h, com apresentações dos artistas selecionados e de um pocket show.
Formada por Oliver Silvestre (baterista), Jorge Kloppel (baixista), Dierre Pichorz (guitarrista) e Renan Hänsch (vocalista), a Soul Cream se reúne semanalmente no Octopus Soundbox, no Centro da cidade, sempre seguindo todos os cuidados necessários em razão da pandemia da Covid-19.
A canção que será divulgada no festival traz uma junção dos gêneros soul e rock and roll, demonstrando a evolução de um projeto que nasceu da ideia de mesclar o som autoral ao de canções consagradas, criando versões próprias de grandes sucessos. “Nós buscamos tocar músicas que façam parte desse universo entre o rock e o soul. A gente faz versões rock and roll de músicas que são mais voltadas para o soul, e faz versões um pouco mais ‘groovadas’ de músicas que são rock”, esclarece o guitarrista Dierre Pichorz.
O vocalista Renan Hänsch acrescenta ainda que, entre os músicos da Soul Cream, a escolha de “Wolf Dress” foi unânime. “É a faixa que mais agradou a todo mundo e ela é a que achamos que mais vai agradar ao público. Foi a primeira autoral que nós fizemos”, explica.
O videoclipe que será exibido nesta quarta (25) foi gravado pelos próprios integrantes da Soul Cream especialmente para a apresentação, e serve como o primeiro lançamento do grupo palhocense. “A gente fez a gravação ao vivo mesmo: posicionamos nossos quatro celulares, cada um deles filmando um dos integrantes; pegamos a iluminação que tínhamos e tentamos fazer do melhor jeito, para que a gente conseguisse fazer alguma coisa legal e que representasse a banda, mas da maneira mais rápida possível. E no fim deu certo! Acho que a galera curtiu o resultado”, esclarece o baixista Jorge Kloppel.
A banda palhocense figura entre os 20 nomes selecionados entes os 39 que se inscreveram no festival promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). A seleção dos artistas foi aberta à comunidade universitária da Ufsc, assim como aos compositores, músicos, intérpretes, além da comunidade da Grande Florianópolis e dos municípios onde estão inseridos os demais campi da universidade.
A lista completa das atrações pode ser conferida no endereço virtual da instituição de ensino: www.noticias.ufsc.br.
Os próximos passos da Soul Cream
O repertório do grupo palhocense, atualmente, possui cerca de 12 músicas, dividindo-se igualmente entre versões com estética sonora mais autoral, composições próprias e outras releituras. Com essa bagagem, a Soul Cream pretende lançar dois EPs.
O primeiro deles será composto por versões. “Está bem encaminhadinho para lançar, muito provavelmente no mês de setembro, agora, um pouco depois do festival”, destaca o baterista Oliver Silvestre.
Silvestre também adianta em primeira mão: “Temos uma arte em progresso e o nome foi inteligentemente escolhido pelo Dierre como ‘S.O.S - The Same Old Stuff’, que, traduzido, fica ‘A mesma coisa de sempre’. Ele está quase saindo do forno, é só uma questão de tempo”.
Para acompanhar as novidades, basta conferir o perfil @soulcreamoficial no Instagram (www.instagram.com/soulcreamoficial).