O relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), referente a coletas feitas entre os dias 24 e 27 de maio, aponta que 71,4% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense. Dois pontos de Palhoça, entre os que foram analisados, estão impróprios para banhistas.
Foram apurados para o relatório um ponto da Guarda do Embaú; um na Praia do Sonho; na Praia da Pinheira, foram verificados três pontos (em frente ao posto de guarda-vidas da Ponta do Papagaio, na rua Beira-Rio e na Rua dos Pescadores). Todos foram apontados como próprios para banho de mar.
Contudo, dois pontos analisados na Praia de Fora mostraram-se impróprios: em frente à Rua do Girassol e na rua Antônio Júlio Fagundes.
Para a realização das coletas, o IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros. O resultado pode ser acessado no site www.balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo para smartphone “Praia Segura”.
Demais praias catarinenses
Em termos estaduais, também destaca-se Florianópolis. Nas praias da Capital, 65 dos 87 locais examinados são recomendados aos banhistas, o que representa 74,7%.
Já no restante do litoral, dos 144 pontos onde há coletas, 100 apresentaram resultados positivos para balneabilidade, o que indica 69,4%. Com relação ao relatório anterior, divulgado em abril, sete pontos passaram da condição de próprio para impróprio e quatro pontos passaram da condição de impróprio para próprio.
As coletas e amostragens foram realizadas em 231 pontos espalhados pela costa catarinense nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São José e São Francisco do Sul.
A próxima atualização do relatório de balneabilidade do IMA-SC será divulgada em 25 de junho.