A recém-inaugurada Avenida das Torres, que interliga os bairros Jardim Eldorado, Passa Vinte e Pagani, recebeu iluminação pública de ponta, com tecnologia LED. O último trecho concluído da obra, no Passa Vinte, recebeu 19 postes metálicos, com luminárias LED de 117W. O trabalho foi executado pela QLUZ Concessionária de Iluminação Pública, contratada pela Prefeitura.
O serviço é parte do projeto de ampliação e modernização dos pontos de luz da cidade. Na parte da modernização, a QLuz promove a troca das antigas luminárias de descarga pelas de tecnologia LED. Mais de 20.200 pontos de iluminação de Palhoça já foram substituídos. O número representa 75% do total do parque municipal, que é de 26.845 pontos de luz.
O projeto de modernização em Palhoça também prevê a implantação de sistema de telegestão em 100% das luminárias LED, permitindo o monitoramento e controle remoto do parque de iluminação pública. Além da implantação de um Centro de Controle Operacional (CCO) para gerenciar todas as demandas do sistema de iluminação pública, por meio de um software configurado especificamente para Palhoça.
O uso de LED na iluminação pública permite à cidade aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em um único projeto. Somente por usar LED no lugar das lâmpadas de descarga, a Prefeitura pode garantir economia de até 62% com os gastos de energia elétrica do sistema de iluminação pública, além de manter ruas e praças mais bem iluminadas e seguras. Isso sem contar os benefícios ao meio ambiente, pois as lâmpadas de LED são mais sustentáveis.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?