O Avante foi o primeiro partido de Palhoça a realizar a convenção partidária para confirmar sua nominata de candidatos às eleições municipais de 2020. O vereador Luciano Pereira e Alécio Silva (Lecinho), assistente técnico-pedagógico da Secretaria de Educação, vão formar uma chapa pura para a disputa do Executivo municipal.
Convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos que disputarão o pleito. Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores) ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral.
Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 107/2020, que adiou as eleições municipais de 2020, em função da pandemia de Covid-19, todos os prazos eleitorais foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação, que estava marcada para o dia 4 de outubro e passou para 15 de novembro. Assim, as datas das convenções partidárias para a escolha de candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, foram remanejadas para um novo período, de 31 de agosto a 16 de setembro.
Na noite desta terça-feira (1), o Avante disparou na frente e oficializou seus representantes, em ato público realizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palhoça (Sitrampa). Em função das medidas de distanciamento social impostas pelo governo estadual para frear a propagação do novo coronavírus, o número de participantes foi limitado, para evitar aglomeração, e todas as medidas de zelo sanitário foram tomadas no local para garantir a segurança das cerca de 50 pessoas presentes na solenidade – número que, em situação “normal”, poderia ser até 10 vezes maior. “Gostaríamos de estar abraçando todo mundo, mas infelizmente é o que nos cabe nesta convenção, diferente de todas as outras”, refletiu o comandante do partido, Luciano Pereira, em seu discurso inicial.
Luciano anunciou que o Avante optou por indicar uma chapa pura para as majoritárias (ou seja, os candidatos indicados a concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito são do próprio partido) porque “fará uma política limpa e justa com seus eleitores”. "Nossa coligação é com o povo, e não com siglas partidárias", justificou. Luciano também mencionou que pré-candidatos anunciados pelo partido chegaram a receber propostas de outras siglas e também foram aconselhados a desistir, mas que o Avante manteve a convicção e montou “um time de homens e mulheres de palavra”. “Nós recebemos proposta para sermos vice de todos os outros, todos. Mas o que adianta eu ser vice e vender a palavra que eu dei para vocês, se eu não estiver lá de coração”, justificou. “Se a gente deu a palavra lá atrás, como a gente não vai cumprir isso? Esta convenção é para reafirmar nosso compromisso com o povo do município de Palhoça. Nós temos honra, temos palavra, temos compromisso com o povo de Palhoça”, destacou Luciano Pereira.
Em seguida, o partido apresentou o indicado a candidato a vice-prefeito, Alécio Silva (Lecinho). “Lecinho é um parceiro, um cara limpo, da Guarda do Cubatão, que tem amigos em toda a cidade. É funcionário da Secretaria de Educação, assistente técnico-pedagógico da secretaria, e vai somar muito para nós”, elogia Luciano. “É gratificante. Quando o Luciano me convidou, não medi esforços para aceitar, porque já fui vice do Luciano no Sitrampa e sei da honestidade dele. Estamos nessa empreitada juntos e não vamos fazer um vereador só, vamos fazer vereadores e prefeito, se Deus quiser”, discursou Lecinho. “Saímos fortes com esta chapa pura do Avante”, acrescenta.
Para a disputa de cadeiras no Legislativo, o partido registra, por enquanto, 22 pré-candidatos. A ideia é apostar na “renovação, com foco nas pessoas e suas necessidades, bem como em todas as necessidades do município”. “É uma nominata muito forte”, elogia Lecinho. “Vamos leves para esta eleição. Tem um público muito grande para buscarmos votos. É uma aposta difícil, com 22 soldados, alguns testados na urna, outros não, mas todos vêm com garra para ganhar”, define Luciano Pereira. “O Avante vai fazer história em Palhoça, vocês podem ter certeza”, finaliza.
Datas
Outras convenções já definidas
Patriota – 6/09
Solidariedade – 11/09
PSol – 12/09*
PT – 12/09
Republicanos – 14/09
PROS – 14/09
PSC – 14/09
Podemos – 14/09
Democratas – 15/09
MDB – 15/09
PSD – 16/09
Data provisória, não confirmada oficialmente até o fechamento desta edição