As obras da terceira e última fase de implantação da Avenida das Torres devem ser finalizadas até o final de março, se as condições do tempo permitirem. Os trabalhos estão acelerados nos últimos 600 metros (300 metros em cada sentido) da via, importante meio de ligação entre os bairros Jardim Eldorado e Pagani.
Com 6,3 quilômetros (3,15km em cada sentido), a Avenida das Torres é uma das maiores obras de mobilidade urbana já executadas no município. O traçado começa depois do Rio Imaruim, na divisa com o município de São José, e segue até o bairro Pagani, onde se concentram o Centro Administrativo Municipal, a Câmara Legislativa e o Fórum de Justiça da Comarca.
Os trabalhos foram divididos em três fases: a primeira corresponde a um trecho com mais de dois quilômetros de extensão (sempre levando em conta os dois sentidos), que vai da Área Industrial até a Rua da Independência, dentro do Jardim Eldorado; a segunda fase envolve outro trecho de mais de dois quilômetros, entre a Prefeitura de Palhoça e a Rua Salvador Assis da Silveira, ligando o Pagani ao Passa Vinte; e a terceira fase compreende a ligação entre as etapas anteriores, da Rua Salvador Assis da Silveira, no Passa Vinte, até a Rua Independência, no Jardim Aquárius, limítrofe ao Jardim Eldorado.
O projeto contempla uma avenida formada por quatro pistas - duas em cada sentido -, passeio público, canteiro central, iluminação subterrânea, calçadas e ciclovias padronizadas, além de outros itens comuns em construções desse porte.
A Avenida das Torres desafoga o trânsito local e oferece vias alternativas à BR-101. Por isso, é considerada uma das principais obras de mobilidade urbana da cidade. "Nós vivemos, em Palhoça, uma situação complicada em termos de mobilidade urbana, porque a cidade é cortada por duas rodovias federais. Então, precisamos oferecer alternativas de ligação entre os bairros, e a Avenida das Torres é uma dessas alternativas”, reflete o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Finalizando a obra
Neste momento, estão sendo realizados os trabalhos de execução de base para a aplicação da camada asfáltica no trecho entre a Rua Salvador Silveira e o topo do morro que separa o Passa Vinte do Jardim Aquárius. Esse trecho corresponde a 60% das obras dessa terceira fase e tem a conclusão prevista para o final de fevereiro.
Já no trecho entre o topo do morro e a Rua Independência, neste momento as equipes estão executando os serviços de terraplenagem, macadame seco (revestimento) e drenagem.
Com a interligação entre os bairros cortados pelo traçado da Avenida das Torres, mais de 80 mil usuários serão beneficiados. “Empreendemos um esforço enorme para finalizar essa importante via de ligação, que demandou um processo de desapropriações, o que é sempre uma etapa muito delicada de uma obra desse porte. Mas superamos todos os obstáculos com diplomacia e resiliência, e agora estamos perto da conclusão dos trabalhos. Tenho certeza de que esta realização vai impactar de uma forma muito positiva na mobilidade urbana, e por consequência, na qualidade de vida dos palhocenses”, destaca o prefeito.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?