Por: Assessoria de imprensa do deputado estadual Sérgio Guimarães
Nesta terça-feira (21), o deputado estadual Sérgio Guimarães (União) denunciou um homem por maus-tratos a animais. O fato foi registrado após o parlamentar receber um vídeo em que o acusado batia com um cabo de vassoura em dois cachorros.
Durante o dia, com apoio do vereador Vinicius Ramos (MDB), de São José, o deputado se dirigiu até o endereço, no bairro Forquilhinhas, em São José. Na casa do suspeito, foram encontrados cinco cães - todos com marcas das agressões. A Polícia Militar encaminhou o homem à delegacia. O delegado de plantão autuou o homem em flagrante e conduziu o agressor à unidade prisional.
De acordo com Sérgio Guimarães, os animais estavam assustados. Assim que recebeu a denúncia, o deputado já buscou apoio para que o caso não passasse impune. “Não dá pra aceitar uma crueldade dessas e os animais não podiam nem fugir dos ataques”, disse.
O vídeo que motivou a denúncia mostrava um dos animais amarrados enquanto apanhava. Conforme Sérgio Guimarães, além dos animais estarem em condições precárias, o ambiente era insalubre, com muito material acumulado e sujeira por todos os cômodos.
Os animais resgatados foram encaminhados para uma clínica veterinária que tem parceria com a Prefeitura local. O vereador Vini do Dibea (Diretoria do Bem-Estar Animal) viabilizou o atendimento dos animais, mas um dos cães não resistiu e morreu logo após chegar à clínica.
Por conta do episódio, o deputado Sérgio Guimarães reforçou a importância de apoio à rede de protetores e recursos públicos para ações de cuidados aos animais. Por isso, o parlamentar vai levar a discussão para a Assembleia Legislativa. A intenção é estudar a possibilidade de um projeto de lei que possibilite a destinação de um fundo de amparo ao resgate e cuidado de abandonados e resgatados. Além disso, Guimarães cogita um cadastro atualizado de protetores.
“Precisamos de políticas públicas eficientes e que deem resultado, já que esses animais são vítimas da crueldade humana e não conseguem se proteger sozinhos”, desabafou o deputado estadual.