Por: Willian Schütz*
O ator palhocense Welington Moraes acaba de retornar de Joinville, onde participou das gravações do filme “Passagem de Volta”, do qual é protagonista. Contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o curta-metragem agora está em fase de pós-produção. As gravações ocorreram entre os dias 20 e 23 de outubro.
“Foi um projeto incrível. Gravamos no aeroporto, pois conseguimos a autorização da Infraero para gravar dentro de um avião, durante a madrugada. Essa acabou se tornando uma experiência muito marcante”, relata Welington.
“Passagem de Volta” conta a história de um recorte de tempo na vida de um homem de negócios, interpretado pelo ator palhocense, que viaja até Joinville. Ele se sente preso nessa vida de “só trabalhar” e tem o sonho de ir morar na praia e construir um barco. Porém, por conta de um erro da companhia aérea, o personagem não consegue fazer o check-in da passagem de volta, pois ele simplesmente “deixa de existir” em todos os registros.
Por isso, ele aproveita essa situação inusitada para dar uma escapada da própria realidade e curtir um pouco. “No roteiro, o meu personagem não tem nome próprio, ele é chamado de Homem, o que tem a ver com uma parte da história em que ele resolve criar um nome novo para si”, adianta Welington.
Fahya Kury, diretora e roteirista do curta, esclarece que o trabalho consiste em uma produção da oficina Projetos e Produções, de Joinville. A duração está estimada em 15 minutos. A produção contou com cerca de 10 locações, todas em Joinville, incluindo as cenas dentro do avião.
A previsão de lançamento do filme “Passagem de Volta” é para o primeiro semestre do ano que vem, entre março e maio.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?