No último sábado (30), a Guarda do Embaú recebeu a 20ª edição do tradicional evento “Atletas da Natureza”, idealizado pelo educador físico George Madeira. Todos os anos, o professor Madeira realiza a atividade, com crianças e adultos das Apaes da região. No sábado (30), participaram mais de 200 alunos e ex-alunos das Apaes de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, e também da Orionópolis, que integrou o “Atletas da Natureza” pela primeira vez.
“Foi um dia maravilhoso, superou 200 alunos participantes, tinha mais de 230 pessoas participando, entre alunos e monitores”, comemora o professor Madeira, que iniciou o projeto duas décadas atrás. Na época, Madeira tinha uma academia de natação e abriu um horário para fazer um trabalho social com a Apae de Palhoça, e sentiu a necessidade de integrar a natação técnica da piscina com a natação do meio ambiente, a natação utilitária, que tem como objetivo ensinar o aluno a resolver imprevistos dentro da água. “Quando começamos a fazer esse evento, a única finalidade era a de oferecer para portadores de deficiência uma oportunidade de vivenciar esportes inseridos ao meio ambiente. Hoje, eu vejo que a comunidade da Guarda do Embaú já sente a necessidade de que esse evento aconteça, porque na verdade ele enriquece muito as pessoas que ajudam os mais necessitados”, reflete o professor.
O evento contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros e dos barqueiros da Guarda, que fazem a travessia dos visitantes até a orla da praia, atravessando o canal do Rio da Madre. O professor Madeira lembra que a data foi adiada em uma semana em função da previsão do tempo e a decisão se mostrou acertada, pois foi um “dia lindo, com rio na altura certa, água com temperatura boa e o mar com meio metro de onda”. Os participantes fizeram atividades como surfe, stand up paddle, caiaque e mergulho. Depois, foi oferecido um almoço no salão paroquial da comunidade.