Por: Willian Schütz
Entre os milhares de jovens atletas competindo na Gymnasiade de 2024 está um palhocense: Pedro Zluhan Steinmetz, de 15 anos, que compete na modalidade do tiro com arco.
A Gymnasiade é uma competição organizada pela International School Sport Federation (ISF) que reúne estudantes de mais de 80 países em ao menos 18 modalidades esportivas. Neste ano, o evento começou oficialmente na sexta-feira (25) e vai até sábado (2), no Bahrein, no coração do Oriente Médio.
A convocação foi feita pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco).
A delegação da modalidade conta com seis atletas — e Pedro é o único catarinense entre eles —, que são comandados pelos técnicos Reinaldo Augusto Nunes e Alexandra do Rego Cardoso.
A equipe já está viajando junta há cerca de 10 dias: a delegação viajou no dia 19 para São Paulo, onde foi feita a concentração, junto com atletas de outras modalidades — o Brasil está com mais de 200 jovens envolvidos na competição, somando todas as categorias.
Já a viagem para o Bahrein foi no dia 20 deste mês. E apesar da abertura ter sido na sexta-feira (25), a Gymnasiade começou para os atletas na quarta-feira (23), com preparações e desafios internos.
Aos 15 anos, Pedro treina de maneira competitiva há pelo menos quatro. Para alcançar essa posição, o jovem de Palhoça se destacou em diversos eventos esportivos. Nos anos de 2022 e 2023, Pedro também representou o município em competições importantes, como o Campeonato Brasileiro Juvenil e Master de Tiro com Arco — no qual ele já chegou ao posto de campeão, em 2022.
O adolescente treina na Arqueiria Wolff, sediada na Pedra Branca, sob orientações do técnico Fernando Wolff Swatowiski.