A Prefeitura da Capital voltou atrás da decisão que suspendia a entrada dos ônibus da Jotur em Florianópolis, depois que a empresa assinou um termo se comprometendo a seguir as regras sanitárias para circulação do transporte coletivo no município.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, contudo, um processo administrativo será aberto para lavrar multa à empresa. O entrave começou depois que um colaborador da Jotur foi flagrado orientando passageiros a burlarem as medidas de segurança, na última quarta-feira (24).
O documento, assinado no fim desta quinta-feira (25), ainda prevê que a empresa entregue, em até 24 horas, um relatório operacional comprovando as medidas de correção necessárias. Embora o decreto de Palhoça permita que usuários sentem lado a lado, o termo de compromisso emitido pela Prefeitura estabelece que a Jotur cumpra os protocolos sanitários da Capital em todo o trajeto, mesmo fora dos limites de Florianópolis. Os coletivos podem circular apenas com 40% da capacidade de ocupação.
Em nota, a administração municipal informou que qualquer irregularidade, tanto por parte das empresas, quanto por parte dos usuários, pode gerar riscos e agravamentos sanitários, resultando em suspensão de todo o serviço do transporte coletivo.
Relembre o caso
A medida que suspendia a entrada da empresa Jotur começaria a valer nesta sexta-feira (26). A repercussão aconteceu depois que um vídeo, onde um funcionário da empresa orienta usuários a fraudarem as regras sanitárias, viralizou nas redes sociais. O homem pedia que as pessoas sentadas nos bancos dos corredores se levantassem ao passar pela entrada da Ilha de Santa Catarina, onde a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) costuma realizar operações de fiscalização.
Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!