No domingo (3), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palhoça começará uma campanha intensiva de 30 dias que terminará em uma data simbólica: o “Giving Tuesday”. Celebrada internacionalmente na primeira terça-feira de dezembro, a ocasião é marcada como um dia de solidariedade e caridade.
De acordo com a Apae, a proposta é fortalecer a causa social. No caso da Apae, que se mantém por meio das doações, essa ação é um meio de garantir mais recursos para a associação.
Ainda segundo a organização, a proposta de iniciar a campanha de “Giving Tuesday” com antecedência é intensificar o movimento social na região. As divulgações da iniciativa serão divulgadas nas redes sociais da Apae de Palhoça. Além disso, a expectativa é conseguir parceiros que ajudem a divulgar a campanha solidária.
Por aqui, o “Giving Tuesday” ganhou o nome de “Dia de Doar”. “Essa ação objetiva promover a cultura de doação, incentivando as pessoas, empresas, organizações e comunidade a participarem com ações de apoio e a doação financeira, fomentando a responsabilidade social”, explicam os organizadores.
Outro dos objetivos é ajudar a aumentar as arrecadações para a associação, de modo a alcançar novos doadores e fortalecer a base de apoio, para a manutenção dos serviços prestados pela Apae com benefícios aos educandos da instituição.
“Dia de Doar”
O “Dia de Doar” se origina de um movimento global que incentiva a generosidade e a solidariedade, promovendo ações de doação e filantropia em todo o mundo. Apesar de não ser tão conhecido, a partir de 2014, o Brasil passou a fazer parte do movimento global — que hoje conta com mais de 90 países participando oficialmente.
No exterior, o Dia de Doar tem o nome de “Giving Tuesday”, que significa “Terça-Feira da Doação”. É um movimento às vésperas do Natal, que promove um dia dedicado a fazer o bem.
Apae de Palhoça
Fundada em 1979, a Apae de Palhoça presta serviços beneficentes de assistência social, educação e saúde, sem fins lucrativos. Para isso, a associação desenvolve programas, projetos e benefícios socioassistenciais a fim de promover a conscientização, a prevenção, a socialização e a inclusão das pessoas com deficiência. Para acompanhar o trabalho da Apae de Palhoça, basta acessar as redes sociais: @apaedepalhoca (Instagram) e apae.palhoca.9 (Facebook).