Por: Willian Schütz
Em 2024, um dos destaques mirins do esporte em Palhoça foi Amabilly Farias, lutadora de jiu-jitsu com várias conquistas. Aos 10 anos de idade, a jovem atleta, que começou sua trajetória no esporte em 2021, alcançou a marca de 45 competições disputadas. Ela também coleciona uma impressionante quantidade de títulos e medalhas, com disputas de nível estadual e nacional.
Treinada pelo professor Érico de Farias, na Sparta Jiu-Jitsu, a pequena prodígio tem se destacado pela dedicação e talento. Nesses três anos de trajetória, Amabilly participou de cerca de 45 campeonatos, conquistando mais de 40 medalhas.
A conquista mais recente foi no fim de novembro. Na ocasião, Amabilly conquistou mais um título importante, vencendo o Campeonato Itajaí Open, evento que reuniu atletas mirins de alto rendimento da modalidade. Essa conquista se soma a uma série de outros feitos da jovem palhocense — como quando foi campeã do World Championship Kids, assim como as vitórias em competições como a Copa Desterro, o Bad Boy Open, o AJP Tour e o Circuito Catarinense.
Desde que iniciou o treinamento, em agosto de 2021, Amabilly tem mostrado uma evolução impressionante, conquistando seu espaço no esporte, onde a disciplina e o trabalho árduo são fundamentais. Mas a trajetória da menina é marcada não apenas pelas medalhas, mas também pelas experiências e ensinamentos que o jiu-jitsu tem proporcionado.
Amabilly nasceu em 16 de março de 2014. Prematura, ela passou algum tempo no hospital, para ganhar peso e poder ter um bom desenvolvimento. Desde muito pequena, Amabilly adora a prática esportiva: futebol, artes marciais e até dança. A menina conheceu o jiu-jitsu aos sete anos e nunca mais parou. Segundo a mãe, Maiara Ventura, a expectativa é que a menina siga se fortalecendo em 2025.