O vice-prefeito Amaro Junior participou ativamente das reuniões que definiram providências para o trânsito no entorno da sinaleira posicionada recentemente no cruzamento entre as ruas Prefeito Reinoldo Alves e Avenida das Torres, no Passa Vinte.
A comunidade local convocou uma reunião de interesse público, realizada na noite de terça-feira (25), no salão da capela São Tomé, para tratar de assuntos relacionados à questão do trânsito no bairro, cuja dinâmica foi alterada em decorrência do posicionamento da sinaleira no cruzamento entre as duas vias.
Amaro Junior e Gilmar Lourenço (Bambu), uma das lideranças da comunidade, conduziram a reunião, que também contou com a presença de comerciantes e populares; vereadores Fábio Coelho (PSC) e Juninho da Farmácia (PL); candidatos a prefeito na eleição de 2020 Ivon de Souza e Luciano Pereira; Alexandre Sá, representando o setor de trânsito da Secretaria de Segurança Pública; e Tony Anderson, coordenador da Guarda de Trânsito de Palhoça. “Foi uma reunião de alto nível, com uma participação bem incisiva da comunidade, discutindo os pontos da pauta e fazendo muitas sugestões”, comenta o vice-prefeito.
Os assuntos debatidos na reunião foram abordados em um novo encontro, na sexta-feira (28), no gabinete do prefeito Eduardo Freccia. Além do prefeito e do vice, participaram do encontro representantes do setor de trânsito da Prefeitura; uma comitiva formada por quatro membros da comunidade; e os dois vereadores que participaram da reunião na capela São Tomé.
Algumas deliberações foram tomadas neste encontro. A principal delas diz respeito ao funcionamento da sinaleira: o semáforo continua com quatro tempos (ou seja, uma parada para cada sentido, em cada uma das vias), mas com prioridade para a Reinoldo Alves, que terá 45 segundos de abertura de sinal, para 25 segundos de abertura para quem transita pela Avenida das Torres. Se isso não funcionar, a sinaleira passará a ter dois tempos.
Uma das prioridades será a melhoria da iluminação ao longo da Avenida das Torres - o projeto já está em andamento e deve ser concretizado em curto prazo. Também será feita uma pintura determinando que não sejam obstruídos estacionamentos e entradas de comércio próximos às sinaleiras. Pontos de ônibus e faixas de pedestres vão mudar de local e serão reinstalados em posições mais estratégicas. Em médio prazo, as calçadas no entorno serão revitalizadas, com especial atenção à acessibilidade. “Acreditamos que essas medidas vão contribuir para melhorar o cotidiano dos moradores e comerciantes do bairro”, conclui Amaro Junior.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?