Mesmo em férias, o vice-prefeito Amaro Junior fez questão de participar da abertura do VIII Seminário da Educação Infantil, que iniciou na terça-feira (29), no auditório do Colégio Adventista, e tem programação até esta quinta-feira (31). Realizado pela Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Educação, o evento tem o objetivo de refletir sobre a educação infantil no município e ampliar o repertório de conhecimentos dos profissionais da área.
“Foi muito legal, bem prestigiado, com a presença de muitos professores. É sempre uma energia muito boa”, comenta Amaro, que está encerrando seu oitavo ano no cargo de vice-prefeito de Palhoça – foram quatro anos ao lado do então prefeito Camilo Martins, e agora, outros quatro anos de mandato na gestão municipal do prefeito Eduardo Freccia.
Reforçando a parceria, Amaro citou o prefeito Eduardo em sua fala na abertura do seminário – lembrando que ambos são professores. “O prefeito Eduardo sempre costuma dizer que os professores cuidam do bem mais precioso das nossas famílias, que são nossos filhos”, destacou Amaro. “E justamente por entender a importância da educação, nossa gestão realizou um forte trabalho nessa área e hoje é perceptível o quanto Palhoça evoluiu, seja em espaço físico, na questão dos concursos públicos ou na redução da fila por vagas. Crescemos também na capacitação dos nossos profissionais, que é outro ponto importantíssimo e que está sendo contemplado neste seminário”, completou.
No evento de abertura, o professor doutor Altino José Martins Filho proferiu a palestra “Potencializar e Vitalizar a Vida Cotidiana: Minúcias do Fazer-Fazendo da Docência com a Educação Infantil”.
A programação seguiu nesta quarta-feira (30), com as palestras: “Educação Étnico-Racial e sua Importância para a Educação Infantil”, comandada pela professora doutora Isadora Muniz Vieira; e “A Infância e as Crianças Interrogam a Educação Infantil: Implicações para as Ações Educativo-Pedagógicas”, com a professora doutora Márcia Buss Simão.
O seminário encerra nesta quinta-feira (31), com mais duas palestras: “A Potência da Prática Pedagógica no Combate à Medicalização da Infância”, com a professora doutora Ana Carolina Christofari; e “Educação Socioambiental na Educação Infantil: Possibilidades Teórico-Práticas”, com a professora doutora Larissa Zancan.