O vice-prefeito de Palhoça, Amaro Junior, e o secretário municipal de Maricultura e Pesca, Flávio Martins, acompanharam a visita de professores integrantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) ao Parque Ecológico municipal, no Centro.
O objetivo da visita é avaliar a viabilidade técnica para desenvolver um projeto de piscicultura, com a possibilidade de voltar a criar peixes e camarões na futura revitalização do espaço. “A intenção é voltar a criar peixes e camarões e transformar o parque em um local de visitação, onde, principalmente, os alunos das nossas escolas, da rede pública e da rede privada, possam visitar”, revela Amaro.
A visita dos pesquisadores da Fapeu pode reacender o debate sobre a estruturação do Parque Ecológico como um centro de visitação e exploração econômica sustentável. “Queremos abrir novamente essa discussão, para que a revitalização do parque se torne uma realidade. É um compromisso meu e do prefeito Eduardo Freccia, e ao longo dos quatro anos de mandato, a gente espera concluir e deixar um legado para que o palhocense possa usufruir de um parque bem estruturado no Centro do município, onde tenha um mirante para ver toda a baía, para que o cidadão possa ter contato com o mar e com a restinga”, expressa o vice-prefeito.
Amaro Junior elogia a beleza da natureza local e relata que observou, durante a visita, pássaros, capivaras, preás, garças, socós, martins pescadores, entre outros exemplares típicos da fauna regional. “É um lugar que pode ser melhor explorado para a visitação e vou me empenhar para que isso se torne realidade a curto ou médio prazo”, projeta.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?