Diante da proibição de aulas presenciais, estabelecida pelo decreto estadual, a Secretaria de Educação de Palhoça adotou o regime especial de “Atividades Pedagógicas não Presenciais”, que serão oferecidas, quinzenalmente, por meio do portal Educarweb, para aqueles alunos que possuem acesso ao meio digital e na forma de material físico para os alunos sem acesso a computadores.
Nesta segunda-feira (4), crianças, jovens e adultos que têm equipamentos, computadores conectados à internet, passaram a ter contato com os professores, que estão postando atividades via online. Todos que têm acesso à internet, já receberam login e senha, para acessar o portal e receber atividades online.
A secretária de Educação, Shirley Nobre Scharf, explica que as direções das escolas e CEIs estão contatando às famílias dos alunos que não têm conexão com o mundo virtual, para agendar data e horário para a entrega do material físico (fotocópia), obedecendo às orientações da vigilância sanitária a fim de evitar aglomerações nas unidades educativas.
O cronograma de atividades define que, de 4 a 6 de maio, ocorre a postagem do material didático referente no sistema criado pela Secretaria Municipal de Educação, e que, a partir de sexta-feira (8), ocorrerá a distribuição de “material físico”. Para as crianças que estão matriculadas em 36 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 13 creches administradas por entidades parceiras, a “postagem” está agendada para quinta-feira (7). No caso de “material físico”, a entrega está agendada para o dia 11.
A Secretaria Municipal de Educação revela que, conforme o decreto estadual, de 19 de março a 2 de abril foi antecipado o recesso escolar de julho, e de 3 de abril a 17 de abril, o recesso de dezembro, de acordo com portaria da própria secretaria.
Em 20 de abril, os professores e demais profissionais das unidades educacionais do município retornaram às atividades na modalidade home office e, com orientações da equipe pedagógica da Secretaria de Educação, imediatamente passaram a trabalhar no planejamento das atividades pedagógicas não presenciais para serem implantadas, como já está ocorrendo, na primeira semana de maio.
Shirley Scharf explica que “não se trata de educação à distância, que é outra modalidade de ensino". "Estamos iniciando um processo educacional de atividades pedagógicas não presenciais, devido a situação de excepcionalidade causada pela pandemia, seguindo orientações dos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Educação.
Sendo uma modalidade educacional nova para a escola, diretores, professores e família necessitam da participação efetiva de todos os envolvidos, principalmente da família", reflete a secretária.
A rede municipal de ensino de Palhoça emprega 1.253 professores, efetivos e ACTs, no Ensino Fundamental, Educação Infantil e EJA.