Por: Sofia Mayer*
O Conselho Comunitário do Alto Aririú, também conhecido como CEI Chapeuzinho Vermelho, está promovendo uma vaquinha solidária para angariar recursos e seguir com as atividades na comunidade. A instituição filantrópica, que atende 310 crianças e tem um quadro de 38 colaboradores, está prestes a decretar falência.
A instituição até possui uma parceria com a Prefeitura, porém, ela é parcial e não contempla todas as despesas estruturais e de folha de pagamento dos funcionários, faltando cerca de R$ 10 mil todo mês. Como a verba complementar depende de doações de famílias e eventos, o CEI acabou sendo profundamente afetado durante a pandemia. “Não temos mais ajuda das famílias. Com isso, nossas despesas só aumentam”, informam colaboradores.
A venda de alimentos foi uma alternativa que segurou o funcionamento da creche durante um tempo, porém a projeção não é animadora para o futuro próximo. “O que vem da Prefeitura não cobre nossa folha de pagamento, e não estamos dando conta para pagar 10 mil reais em cada parcela nas vendas de bolos, pães, doces”, lamenta a coordenadora pedagógica, Maiara Duarte.
Sem o dinheiro para a prestação de contas na Prefeitura, a creche corre o risco de ficar sem os repasses municipais em novembro e dezembro. “Como que o conselho vai pagar esse salário para as funcionárias, que é mais ou menos 80 mil reais - que no caso daria 160 mil reais, que é novembro e dezembro - se não tem recursos, não tem de onde tirar esse dinheiro?”, questiona Duarte.
Conheça a creche
O CEI Chapeuzinho Vermelho existe há quase 40 anos e atende 310 crianças na Educação Infantil, divididos em 12 salas de aula. Entre professores, auxiliares e cozinheiras, são 37 funcionárias trabalhando no local. Além da creche, o espaço físico do Conselho Comunitário do Alto Aririú também é utilizado pelo grupo de idosos do bairro. Por conta das restrições sanitárias, não há atividades presenciais acontecendo no local no momento.
Contribua
Para ajudar a salvar o CEI Chapeuzinho Vermelho, basta fazer uma contribuição na vaquinha online, disponível aqui.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?