Melhorias estruturais, como pintura na sala de operações, tanque e telhado, que vão proporcionar maior segurança no trabalho e preservação ambiental. Essas são algumas das obras realizadas pela Águas de Palhoça na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Madri), localizada no bairro Caminho Novo. As melhorias fazem parte de uma série de ações que a empresa vem implementando desde que assumiu a concessão em Palhoça, no final do ano passado.
Joana Andreazza Claudino dos Santos, gerente de operações da concessionária, explica que as obras incluíram também a revitalização da sala de operação, onde trabalham os operadores da estação, responsável pelo controle de válvulas e bombeamento.
Já os tanques da ETE passaram por um processo de hidrojateamento, lixamento, selagem e pintura. Nos pontos críticos, foi aplicado um produto impermeabilizante para evitar problemas estruturais. O guarda-corpo metálico da estação foi totalmente revitalizado, com trechos substituídos e outros recuperados.
Joana também destacou a importância da revitalização para a segurança dos operadores, que trabalham 24 horas por dia no local. A reforma incluiu a troca do telhado e a eliminação de infiltrações na sala de operação, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e confortável.
Segundo Joana, a revitalização da ETE Madri também representa um compromisso da Águas de Palhoça com o meio ambiente. “As melhorias nos tanques previnem possíveis infiltrações de esgoto no solo, evitando a contaminação de recursos hídricos e do meio ambiente”, observa.
A supervisora de Operações da Águas de Palhoça, Bárbara Cesconetto, ressalta que a ETE Madri tem capacidade para tratar 14 litros de esgoto por segundo e atende atualmente 1.691 residências, o que demonstra a importância da revitalização para o sistema de tratamento de esgoto da região.
06/02/2025
06/02/2025
04/02/2025