Depois de uma luta da Prefeitura de Palhoça, que iniciou com a ação civil pública ajuizada pelo ex-prefeito Camilo Martins e encampada pelo atual chefe do Executivo, Eduardo Freccia, desde os primeiros dias de mandato, a terceira faixa na BR-101 na Grande Florianópolis, no sentido Norte, finalmente saiu do papel e a obra está a todo vapor. Na noite desta segunda-feira (28), a Arteris Litoral Sul iniciou um trabalho de ampliação de largura da via marginal Norte, na altura do Km 213, em Palhoça (entre a loja da Havan e o túnel do Passa Vinte).
As obras devem gerar restrição para o trânsito local no segmento após a loja Havan até a passagem inferior de retorno logo à frente (km 213,1) – com estreitamento da via marginal. Haverá sinalização para orientação aos motoristas – segmentando o trecho em que máquinas e trabalhadores estarão atuando até 15 de julho.
Para os pedestres, também haverá um caminho sinalizado – de maneira que eles possam transitar de forma segura na margem da via. Com o avanço dos trabalhos, haverá restrição pontual de acesso a alguns estabelecimentos comerciais – todos os proprietários serão informados previamente sobre a programação. Mais informações podem ser obtidas via 0800-725-1771.
Uma luta da Prefeitura de Palhoça
A concessionária iniciou a obra no dia 22 de fevereiro, atendendo a uma das reivindicações que a Prefeitura de Palhoça fez na Ação Civil Pública (ACP) ajuizada contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a própria Autopista, há dois anos.
A ação teve o objetivo de exigir medidas efetivas para resolver o problema da falta de mobilidade urbana na região metropolitana. O trânsito dentro de Palhoça é o mais atingido pela demora na finalização da obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis, já que motoristas utilizam as vias internas como rota alternativa para fugir das longas filas que se formam na BR-101.
A Ação Civil Pública 5002932-88.2019.4.04.7200/SC foi ajuizada em fevereiro de 2019, ainda na administração do ex-prefeito Camilo Martins, que decretou "situação de emergência na mobilidade urbana do município".
Logo que assumiu o comando do Executivo, no início de 2021, o prefeito eleito Eduardo Freccia convocou representantes da Arteris para as primeiras tratativas e o projeto finalmente saiu do papel.
Obras da terceira faixa
A terceira faixa Norte conta com investimento de R$ 53,2 milhões por parte da Arteris Litoral Sul – com segmento total de 15,6 novos quilômetros no sentido Norte da BR-101, entre Palhoça e São José, e conclusão prevista para fevereiro de 2022.
A faixa adicional terá início no Km 216 (trevo com a BR-282, em Palhoça) e término no Km 200,4, em São José (Hotel Golden). Atualmente, cerca de 200 trabalhadores atuam no canteiro de obras, com destaque para as atividades de reforma e ampliação das pontes sobre os rios Maruim e Passa Vinte.
Além disso, o trecho prioritário neste momento é o segmento entre o Continente Park Shopping (Km 210) e a entrada de Florianópolis (Km 205), que deve ser o primeiro a ter trânsito liberado nas três pistas.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?