956139c7380452c7edfeb4cfea23250d.jpg Inscrições abertas para cursos de ensino médio técnico no Ifsc

5d57aee5a81224d6ad56f273f6103f7b.jpg Campus Palhoça Bilíngue recebe Comenda do Legislativo Catarinense

cfd638a5cc2da9c1cb53cf05e8755dd6.jpg Obra viária deve melhorar fluxo do trânsito na saída do Jardim Eldorado

00e5855bff90cab256a62f0c124a2a7f.jpeg Prefeitura promove reunião de alinhamento da Operação Verão

a444c72bf02bf6d7440f2a87e91ca3e7.png Acip promove encontro para tratar do cenário fiscal e tributário

f88bab739dd6751f466178030bbd267f.jpeg Monique Cardoso, a empreendedora de Palhoça na área da saúde capilar

5122060c56b3b610ad1449104c3172f3.jpeg Festa da vitória de Eduardo Freccia reúne 3 mil apoiadores

079b14aaba8a63d8ff78700e9ebcafc4.jpg Palhoça recebe maior festival de cultura pop a céu aberto da região

c1ce1312bf756b7b16aa7d42a5d97e56.jpeg Jorginho do Império integra agenda de atrações do ViaCatarina

9d943f022045f4b0f866d832b66f03bf.jpeg Jogos Escolares de Palhoça encerram com participação de 31 escolas

d4dd8eca14c950d508336c85ee5b9039.jpeg Jovem de Palhoça conquista medalha nos Jogos da Juventude Caixa

ee05e058856a08c8d6de3d64e4e969b8.jpeg Programa Educa+Esporte realiza capacitação de basquetebol

6c8ea95c8d3178d84e72de169f612fd2.jpeg Palhoça terá equipe na badalada estreia do surfe nos Jasc

0a89397242042586eb759db06068e2a0.jpeg Atleta de Palhoça integra equipe brasileira de tiro com arco no Oriente Médio

Ação no exterior, resultado no Verão

Artigo de Vinicius Lummertz, presidente da Embratur

c295c04dcf0b016b749495e3651129c3.JPG Foto: DIVULGAÇÃO

Praias lotadas, comércio movimentado, hotéis cheios, mistura de sotaques e idiomas nas ruas. O êxito do verão de Santa Catarina não se deve apenas à beleza das praias, riquezas culturais e infraestrutura dos destinos. A maciça presença de estrangeiros que movimentou exponencialmente a economia local se deve também a uma série de ações nas quais a Embratur tem decisiva atuação.

Santa Catarina figurou na intensa agenda de promoção do turismo brasileiro no exterior e já contabiliza resultados, como a ocupação hoteleira acima dos 80%. Campanhas publicitárias, feiras em mercados prioritários e ações pontuais, como o acordo com a Polícia Federal para facilitar a entrada no país de argentinos que viajam de automóvel, estimulam a vinda de mais estrangeiros e fortalecem a imagem do estado.

Na Argentina, intensificamos a promoção do Sul do país em uma das principais feiras do continente, a FIT Buenos Aires. Divulgamos os destinos e vimos de perto a atenção que o Brasil desperta neste mercado que prevê, para todo o ano de 2018, um aumento de 20% no fluxo de hermanos no Brasil. Apenas em janeiro, 18,8% do total de turistas brasileiros e estrangeiros que visitaram Santa Catarina eram argentinos.

Dados relevantes como estes não são obras do acaso, mas resultado de muito trabalho. Em 2017, a Embratur lançou as campanhas publicitárias: “O Sul é meu destino” e “Aqui hablamos Portuñol: en Brasil todo mundo se entiende”. A segunda voltada para os países da América Latina e em formato digital. As peças têm grande impacto nas redes sociais e os vídeos já contam com mais de 52 milhões de visualizações. 

A promoção do potencial brasileiro no turismo deve ser global. Alinhamos com o governo argentino uma ação para atrair turistas de países distantes como a China, maior exportador de turistas do mundo. Cerca de 130 milhões de chineses viajam por ano, mas apenas 60 mil para o Brasil.

A emissão do visto eletrônico para turistas da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos já apresenta resultados. No primeiro mês após a adoção da medida, foi registrado um aumento de 70% nos pedidos de visto nos Estados Unidos. O próximo passo é a China.

Tais avanços precisam ser aliados a mudanças de grande porte, no âmbito nacional. Algumas andaram, como aprovação pela Câmara do acordo de céus abertos com os Estados Unidos. Outras necessitam de aprovação, como a nova Lei Geral do Turismo, a abertura do capital das empresas aéreas para estrangeiros e a transformação da Embratur em agência. 

As ações conduzidas pela Embratur fazem parte do esforço coletivo para que o Brasil seja reconhecido internacionalmente como destino turístico consolidado. Mas é preciso adicionar a esse tempero uma pitada a mais de vontade política.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg