Com participação significativa de seus acadêmicos, personalidades, amigos e demais convidados, a Academia de Letras de Palhoça (ALP) promoveu, na noite de 9 de dezembro, um jantar de confraternização de fim de ano. O evento ocorreu no Centro de Palhoça e contou com a presença de acadêmicos, convidados e representantes da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC). A ação serviu para celebrar e recordar as conquistas da instituição neste 2024.
Segundo a diretoria da academia, este ano foi repleto de realizações, tais como: o 21º aniversário de fundação da ALP e a abertura do Ano Acadêmico 2024; a 4ª Feira do Livro de Palhoça; a entrega do prêmio Ivo Silveira de Cultura 2024; a entrega do prêmio Lino Lopes 2024; uma homenagem a Sonia Ripoll; as Sessões da Saudade, em memória de Álvaro Wandelli Filho e de Zelka de Castro Sepetiba; o lançamento de livros dos acadêmicos; o lançamento do boletim Flor de Lis nº 6; a abertura de concurso para admissão de novos acadêmicos, dentre outros.
Antes do jantar, a presidente Neusa Bernado Coelho deu as boas-vindas a todos, teceu alguns comentários e agradeceu pela presença. Em seguida, algumas personalidades fizeram uso da palavra.
Dra. Helena Paschoal Pítsica, filha de Paschoal Apóstolo Pítsica, fundador e patrono da ALP; Caio Dorigoni, secretário executivo de Cultura de Palhoça; Maria Eliete de Abreu, presidente da Academia Santoamarense de Letras; Maria José Carvalho de Souza, secretária da ALP; e a escritora e jornalista Júlia Matos.
Após os discursos, realizou-se a tradicional troca de presentes e livros. Na sequência, foi servido o jantar, que se estendeu até por volta das 23h. Durante o evento, a presidente aproveitou para entregar as lembrancinhas aos membros efetivos da ALP, neste ano representadas por canecas personalizadas com o brasão da instituição literária.
Com o encerramento do Ano Acadêmico 2024, a Academia de Letras de Palhoça entrou em período de recesso. As atividades literárias serão retomadas no dia 13 de fevereiro de 2025, quando a instituição celebrará 22 anos de fundação.