Texto: Isonyane Iris
A decoração do Natal Mágico deste ano promete transformar a Praça Sete de Setembro em um verdadeiro espaço encantado. Às vésperas da inauguração, que acontece nesta sexta-feira (8), às 20h, os visitantes podem se preparar para ter uma linda surpresa. Além dos tradicionais personagens e objetos natalinos, este ano o tema traz miniaturas de lindas memórias palhocenses, como a Igreja Matriz no seu modelo antigo, a igreja e a Casa de Cultura da Enseada de Brito, a antiga Prefeitura e outros lugares que prometem levar os visitantes a um momento de nostalgia.
A administração municipal organizou um elenco de atividades artísticas com talentos locais. O prefeito Camilo Martins disse que a escolha das atrações ocorreu por vários fatores, como valorizar grupos artísticos compostos por estudantes da rede municipal de ensino. Até para economizar recursos públicos. "Ainda estamos vivendo um período de crise financeira, com reflexos nas prefeituras. Assim, entendemos que o momento é de economia. Cada centavo economizado pode ser melhor aplicado nas obras que as comunidades reivindicam", afirmou o prefeito.
Economia não significa "pobreza". Pelo contrário: com uma impressionante riqueza de detalhes, os personagens tradicionais da decoração de Natal na praça central chegam este ano maiores e ainda mais encantadores. No galpão onde as estruturas estão sendo montadas, os trabalhos estão em fase final. "Temos o tradicional Papai Noel gigante e sua casa, os bonecos de neve, os anjos e uma das novidades deste ano são os novos meios de transporte do Bom Velhinho. Vão estacionar na nossa praça, além do conhecido trenó, o inusitado helicóptero e o navio do Papai Noel, que este ano vem por ar, terra e mar", adianta o artista plástico Wando Cunha.
Outra novidade são as miniaturas palhocenses. Tudo feito com muito detalhe e o mais realista possível. As pequenas construções trazem de volta à memória imagens de casarões importantes para o município. "Fugimos do tema, mas ao mesmo tempo contextualizamos cada objeto com o clima natalino. As igrejas e os casarões estão sendo feitos de forma bem realista, mas todos com um toque de neve sobre os telhados, como se tudo estivesse dentro do Natal. Estamos em fase final, cuidando apenas de alguns detalhes para que tudo seja apresentado da melhor maneira aos nossos visitantes", descreve Wando.
Na noite de inauguração da decoração de Natal, a programação ainda vai contar com uma apresentação temática do Theatro de Bonecos, junto de outros artistas como Nathan Malagoli, Ricardo Porto, Chico Avohai (cover oficial do artista Zé Ramalho) e ainda palhaços, mágicos, entre outras atrações. "Esperamos todos nessa sexta-feira para a inauguração da decoração de Natal e também para curtir a última apresentação deste ano aqui em Palhoça do Theatro de Bonecos. Vai ser uma noite cheia de surpresas para toda família", convida Wando Cunha, que também integra o Theatro dos Bonecos.
No domingo (10), a banda palhocense estará fazendo a última apresentação do ano, na Praça Central de São José, na Feira da Freguesia, às 17h.
Programação
Confira as atrações na Praça Sete de Setembro
Sexta-feira (8)
15h: Feira da Economia Solidária de Natal
19h: apresentação do grupo de flautas e coral da Aebas
19h30: apresentação do coral do Caic
20h: acendimento das luzes de Natal, seguido pela apresentação do Theatro de Bonecos
21h: Chegada do Papai Noel
Sábado (9)
20h: apresentação do coral da Orquestra Municipal da Rede de Ensino
21h: apresentação do Coral da Maturidade da Faculdade Municipal de Palhoça