Até a metade do século XX, antes de a Casan instalar a água encanada em Palhoça (o que só aconteceu em 1957), a maioria das residências possuía poços artesianos ou captava a água através de redes com canos de plástico ou improvisadas de bambus em nascentes, cachoeiras e córregos do município.
Na área central da cidade, como a qualidade da água dos poços artesianos não era boa, devido à proximidade do mangue, muitas residências eram abastecidas por essas galeotas pipas puxadas por cavalo.
Em 1945 iniciaram-se as obras na região de Pilões, com execução da barragem e de um canal de alvenaria que circundaria toda a encosta íngreme da serra, até chegar ao ponto de partida da primeira adutora, inaugurada em 1946. As cidades de São José (1951), Palhoça (1957), Santo Amaro da Imperatriz (1970) e Biguaçu (1998), passaram a fazer parte do Sistema Integrado do Abastecimento de Água de Florianópolis.
Em 2007, a Prefeitura de Palhoça municipalizou esse serviço, embora a Prefeitura continue comprando água tratada da Casan.