Texto: Isonyane Iris
Mãe de três filhos, a paulista Fernanda Analu, de 36 anos, faz sucesso entre seus mais de 6 mil seguidores no Instagram com seus vídeos irreverentes, onde mostra tudo sobre a sua rotina de dona de casa e também em como estar na moda de forma consciente, reutilizando algumas peças de brechós. Moradora de Palhoça há alguns meses, Analu conta que escolheu a cidade pela oportunidade de negócio que o município oferece, por estar em constante crescimento. Hoje, formada a primeira coach de Instagran do Brasil, atua como palestrante e consultora de Instagram por todo Brasil.
Criada em Novo Hamburgo (RS), Analu sempre foi apaixonada por moda, mas sem ter como estudar na área na cidade onde morava, acabou indo para o ramo imobiliário. “Foram nove anos como corretora, época que cursei Gestão Imobiliária. Com a chegada da crise, em 2015, comecei a focar muito nas vendas de imóveis pelo Facebook. Muitos clientes vinham por ali, então as redes sociais já eram muito presentes na minha vida. Como isso ainda não estava bom, em 2016 houve uma crise no mercado comercial, quando as lojas começaram a fechar, logo começou a afetar o ramo imobiliário”, relembra a influencer.
Nessa época, Fernanda conta que participou de um workshop onde o palestrante falou sobre como conseguiu resgatar uma empresa de rede nacional através das redes sociais. “Nesse momento, abriu outro mundo pra mim. Eu tinha três filhos para sustentar, estava em casa, quase que desesperada, precisando ajudar meu esposo, essa era minha realidade. Lembrei que minhas amigas sempre que saíam me ligavam perguntando sobre a roupa delas, então tive a ideia de fazer um blog de moda consciente. Foi quando comecei a mostrar para as pessoas que através dos brechós e lojas populares era possível reinventar a moda”, conta Analu.
Quando uma seguidora de Minas Gerais começou a falar com Analu, ela teve certeza que o blog estava dando certo, estava atingindo pessoas de outros estados. “Foi então que migrei para o Instagram. Fiz dois cursos de mídias sociais, pesquisei, me informei, mas ainda faltava alguma coisa. Quando eu estava com 200 seguidores, comecei a ir até as lojas, vestia looks e postava. Eu cobrava apenas o valor do combustível, não via isso como um emprego, mas resolvi arriscar e comecei a buscar lojas que me apoiassem”, explica Analu, destacando que um mês depois já estava com mais de mil seguidores.
Na maioria das lojas em que tentava parceria, Analu conta que os lojistas já a conheciam pelo seu blog com brechós. Foi quando teve a ideia de começar a misturar os looks com peças de brechós e também de grandes marcas. “Eram muitos elogios por parte dos lojistas, todos começaram a gostar da atenção que eu dava quando eu ia até as lojas para montar os looks e postar. E eu só pensava que tinha que aquilo tinha que dar certo”, diz.
Depois de um tempo trabalhando com lojistas, Fernanda percebeu a necessidade dos comerciantes em ter um tipo de treinamento. “Foi quando comecei a dar consultoria para os lojistas, ensinando como é possível vender a sua imagem pelas redes sociais, focada no Instagram. Descobri que o Instagram era uma grande fonte de rentabilidade, até porque hoje o Instagram tem mais de 700 milhões de usuários, com cerca de 9h diárias de acesso”, informa Analu.
Depois de um ano e oito meses atuando com o Instagram, o conteúdo de Analu foi elogiado em um workshop pelo presidente da Associação Gaúcha de Coach, que gostou do seu conteúdo e disse que iria formá-la como a “primeira coach de Instagram do Brasil”. “Fiquei muito emocionada, tinha começado há um ano e oito meses e eu queria apenas sustentar meus filhos. Na época, eu já tinha desenvolvido um método de 30 dias para repassar às pessoas como vender sua marca, seu produto, pelo Instagram”, destaca.
Em abril, Analu teve a oportunidade de ir ao São Paulo Fashion Week, que lhe rendeu mais de 200 mil visualizações, com menos de 5 mil seguidores. “As pessoas começaram a gostar de vídeos mais simples, onde eu mostrava a realidade de uma mãe que estava li para trabalhar, mas que também era apaixonada por moda e estava realizando um sonho. Os fotógrafos tiraram fotos minhas e eu fiquei apavorada, foi surreal. Inclusive, em uma das fotos eu estava usando uma calça de brechó, de R$ 10, com outras peças de marcas importantes e era isso que eu sempre quis mostrar, que é possível reutilizar, sem ter só aquela loucura de só comprar, comprar e comprar”, explica Analu.
No evento, ela teve a oportunidade de fotografar para Calvin Klein, um momento que lhe rendeu bons resultados. “Era um estande em que as pessoas compraram as roupas e fotografavam, eu simplesmente me apresentei, mostrei a quantidade de seguidores que tinha e disse que gostaria de fotografar para postar no meu Instagram, e logo consegui. O evento foi muito mais do que um sonho, eu fui com 5 mil seguidores e voltei com mais de 6 mil”, relata.
A decisão de vir para Palhoça foi uma estratégia. Com um dos filhos treinando para ser jogador de basquete, a família já pensava em vir para Santa Catarina. Mas a escolha de Palhoça foi bem direcionada. “Três meses antes de vir para cá, eu fotografei aqui para uma marca de biquínis e direcionava todas as minhas postagens, sem que as pessoas soubessem que eu estava vindo, pois era todo um planejamento familiar. As pessoas não sabiam que eu fotografando aqui eu já atraía os olhares para cá. Eu não conhecia Palhoça, nem de ouvir falar, mas eu senti que era Palhoça”, descreve.
Fernanda conta que o município é um lugar de pessoas muito receptivas, onde todos abrem um sorriso e isso seria cativante. “Já tenho algumas parcerias firmadas aqui em Palhoça e todas estão sendo um sucesso. Ter vindo pra cá foi um plano de Deus, porque aqui não para de crescer. Tenho boas expectativas, pretendo ajudar em desfiles de moda, inclusive tenho um projeto para um shopping da cidade. Quero ver a cidade crescer e fazer parte desse crescimento”, finaliza Analu.